sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais de 5000 pessoas em Portugal sofrem de hidrocefalia… e foi para elas que surgiu o cartão de alerta

A Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal (ASBIHP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC) e da Johnson & Johnson, lançou o novo cartão de alerta de derivação de hidrocefalia.
Este cartão de alerta de derivação de hidrocefalia inclui informação sobre a doença e o que fazer em caso de acidente ou emergência.
Este cartão é um passo importante para prevenir que aconteçam situações graves aos doentes com hidrocefalia.
Portugal fica numa posição pioneira, uma vez que até ao momento, na Europa, apenas o Reino Unido disponibilizava deste cartão.
Nesta iniciativa foi apresentado o livro do Benny, que conta a história de um ursinho que sofre de hidrocefalia e que tem um cartão de alerta para o ajudar. A primeira história chama-se “O Ursinho Benny fica bom!” e explica as diferentes etapas de diagnóstico de hidrocefalia de uma forma simples, rodeada de imagens. Este livro é uma forma de explicar às crianças de uma forma divertida o que é hidrocefalia.

3 comentários:

  1. São livrinhos assim que precisamos mais em todas as áreas, para acabar com todos os fantasmas nas crianças.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida. Há muito tempo que escrevo histórias para crianças, mas nunca sairam do computador. Escrever um livro para crianças ESPECIAIS é um dos meus projectos de 2009. Vamos ver o que sai...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá! Meu nome é Raquel, escrevo aqui do Brasil. Primeiramente, manifesto a minha solidariedade, ainda não sou mãe, mas quero muito ser e imagino que você deve ter sofrido muito. Que Deus a ajude a cada dia a superar. Lhe escrevo porque minha cunhada está na quarta gestação, as três anteriores foram mal sucedidas. Mesmo assim ela não desistiu, fez uma cirurgia para costurar o colo do útero, está em repouso absoluto para dar à luz seu filho. Porém, no último exame houve uma alteração que diz que o ventrículo está com o tamanho acima do normal, com 10.9. Não contamos para ela para que ela não fique nervosa, mas estamos todos assustados sem saber do que se trata. Será que poderia nos ajudar? Obrigada! meu email é quel.helena@gmail.com

    ResponderEliminar