quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia 30 de Setembro - diagnóstico:hidrocefalia

Faz amanhã 2 anos que fui fazer a ecografia das 34 semanas e foi-me dada a notícia de que a minha bébé tinha problemas.
Para muitos, dois anos parecerá muito, mas para nós, parece que foi há pouco tempo.
Naquela tarde, tinha feito planos...planos que não se chegaram a concretizar...
Dei por mim a correr para casa e pesquisar incessantemente sobre hidrocefalia. Tinha uma noção muito vaga do que era e das consequências que poderia causar numa criança.
O que aparecia na altura e ainda aparece, é assustador, mas também pouco esclarecedor, para quem é leigo nestas questões médicas. Nessa alturam precisei de alguém que me ouvisse, que me ajudasse a compreender...não tive. Tive sempre o marido, a família, a filhota mais velha, os amigos ao meu lado, que mais não podiam fazer, senão chorar comigo.
Decidi, mais tarde criar este blogue para partilhar as minhas vivências de um luto e de tudo o que vivi, aquando o diagnóstico fatal.
Através deste blogue apoiei muita gente, muita gente me apoiou e continuam cá.
Espero continuar a dar o pouco que tenho, mas que é dado com coração.
Hoje, compreendo que a hidrocefalia da minha Rita era de tal modo severa, que não teria tido hipótese de sobrevivência. No fundo, sei hoje, que ela não veio para ficar, mas sim para nos mostrar que a Vida vale muito mais do que o valor que lhe damos.
Perder um filho é doloroso demais e não se explica a quem nunca passou por nada idêntico, mas perder um filho que sabemos que tinha uma deficiência, que sofreu dentro de nós e que poderia ter sofrido tanto, é de uma profundidade, que nos faz repensar toda a nossa vida, a nossa essência...
Eu tive a sorte, de encontrar excelentes profissionais que me acompanharam e quem não tem a mesma possibilidade? E quem recebe a notícia de forma quase cruel, senão cruel?
Para todas as mãmãs a quem lhe foi dado um diagnóstico menos bom, não se deixem abater. Lutem até ao fim pelos vossos filhos!
Um abraço de mãe

4 comentários:

  1. Olá Nala !!! Que saudades minha querida :)

    Ao ler o que escreves-te estou a sentir tudo outra vez.. Lembro-me bem quando escreves-te esse acontecimento pela primeira vez.. As lágrimas que me correram cara abaixo !!!

    Força minha linda a tua R. Tal como o Pedro estão junto de ti, e a tua estrelinha sabes que brilha lá em cima !!!

    Embora o blog principal da minha vida esteja encerrado temporariamente deixo-te o endereço do meu novo blog, desta vez com trabalho feitos por mim, sempre ajudam na cura de algo menos bom não é verdade...

    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida! Que saudades...tenho estado tb menos presente, mas continuo aqui. Manda-me o teu novo endereço, estou curiosa.
    Obrigada por continuares..Beijos muito doces!

    ResponderEliminar
  3. eu sei o que voce passou eu passei tambem so que foi um pouco diferente,o bebe nasceu e esteve comigo ate seus quatro anos e tres meses de idade.no final de 2010,dia 27 de dezembro ele faleceu.ele era muito feliz,aprendi muito com meu filho o marcosvinicius.eu sei que foi a vontade de deus,e por isso que nao estou triste.sou privilegiada por ele o meu filho o marcosvinicius ter feito parte da minha vida e por eu ter sido a mae dele.por isso que eu te falo fica feliz deus sabe de todas as coisas.

    ResponderEliminar
  4. Querida Joziane, és uma Mulher de uma grandiosidade rara. Tens um coração maravilhoso. Deus te abençoe sempre e guarde junto dele teu Marcos Vinicius, teu anjinho!
    Obrigada por teres feito esta partilha tão intensa...
    Hoje também me sinto feliz por ter tido a oportunidade de vivenciar, ainda que por pouco tempo, momentos com a minha Rita. Ela ensinou-me a ser uma pessoa melhor.
    És igualmente um anjo.
    De coração obrigada por tamanha partilha.....

    ResponderEliminar