domingo, 16 de novembro de 2008

A Ventriculomegalia cerebral fetal e a Hidrocefalia

A ventriculomegalia trata-se de uma dilatação ventricular. Segundo alguns estudos, em 60% dos casos, a dilatação ventricular é isolada.
Pilu et al, mostraram que a largura atrial dos ventrículos laterais de fetos normais permanece constante durante a gestação, com um diâmetro médio de 6,9+-1,3mm., sendo considerada moderada ventriculomegalia um diâmetro entre 10-15mm e severa ventriculomegalia acima de 15mm.
A etiologia da ventriculomegalia permanece desconhecida. Provavelmente é multifactorial e frequentemente encontra-se associada com anomalias do sistema nervoso central, alterações cromossómicas, infecção fetal ou hemorragia intracerebral.
A ventriculomegalia pode ser o primeiro estágio da hidrocefalia, antes do aumento do perímetro cefálico.

A hidrocefalia é definida como um acúmulo excessivo de líquor cefalorraquidiano (LCR) acompanhado de excessivo crescimento do perímetro cefálico (já a ventriculomegalia descreve o aumento dos ventrículos sem aumento do perímetro cefálico).

147 comentários:

  1. E que se passou com o teu bebé ?

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Convido-te a partilhar a tua história em http://www.partilha-entre-maes.blogspot.com/

    se assim te apetecer. Um beijo apertado, de mãe para mãe.

    ResponderEliminar
  3. Irei seguir o teu blog que muito me cativou. Agradeço de coração o teu convite.
    Um beijinho de mãe para mãe

    ResponderEliminar
  4. Olá, ontem no ultrasson de 17 semanas foi mencionado uma provavel ventriculomegalia leve, e tambem descobri que é uma menininha, minha princesa, estou preocupada e pesquisando na net o tema, já agendei um morfológico para a próxima semana para um estudo mais aprofundado, e qdo li sua história me comoveu, e me preocupei ainda mais......vc me parece uma mulher forte!!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá. Tal como tu, no dia em que descobri que a minha menina tinha uma ventriculomegalia, nesse mesmo dia pesquisei tudo o que era possível pesquisar sobre o tema. A verdade é que, se por um lado nos ajuda a compreender melhor o que tem o nosso bébé, por outro lado assusta-nos de morte.
    Não fiques alarmada, pelo que aqui leste, pois cada caso é um caso. O facto de saberes às 17 semanas, é bom, pois os cuidados e vigilância, que terás, a partir de agora serão muito maiores. Eu só soube às 32 semanas. Além de que a minha menina tinha uma ventriculomegalia severa em 2 ventrículos e que se alastrou para os outros dois. O prognóstico numa situação como a minha é dramático. No teu caso, sendo uma ventriculomegalia leve, acredita que o prognóstico é muito favorável. Procura seres devidamente vigiada. Está atenta a todos os promenores. E mantém-te calma e serena, que Deus vai-te ajudar. Sempre que precises, vem até aqui. Vem mesmo.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  6. descobri que meu bebe tem vetricolomegalia isolada.por enquanto os medicos estão avaliando melhor.nao estou conseguindo trabalhar,meu psicologico está muito abalado

    ResponderEliminar
  7. Se alguém te compreende, esse alguém sou eu, que passei por uma situação idêntica. E todas as mães, que passam pelo mesmo que nós percebem as nossas dores, as nossas angústias, porque tudo passa a ser uma incerteza...Entendo e acho perfeitamente normal tu não conseguires trabalhar.
    Quando engravidamos, fazemos planos, idealizamos, sonhamos. De repente, com uma notícia, de que o nosso bébé, terá problemas, tudo desvanece, o mundo cai-te aos pés e questionamo-nos vezes sem conta.
    Nada do que nos tentam dizer faz sentido.
    Aquilo que te posso dizer, é que ajuda conversar com quem já passou pelo mesmo. Vem até aqui. Se quiseres dou-te o meu e-mail, para conversarmos melhor. Sabes, na altura, eu senti-me muito sozinha. sei que teria ajudado ter alguém que já tivesse vivido o que vivi. Conta com o meu apoio.
    Um abraço muito forte de mãe para mãe

    ResponderEliminar
  8. olá, o meu nome é paula e estou à espera de um sobrinho. A mha cunhada ta de 27 semanas e o bebe está com dois ventriculos aumentados um com 12 e outro com 10 mm. Como foi c tua bebe ? como ela é ? foi operada ?Já fez ressonancia e tudo estava ok, fez amniocentese e tb td bem e n tem infecções nem cardiopatias. estou muito preocupada preciso partilhar esta preocupação obg saude e Paz

    ResponderEliminar
  9. desculpe as minhas perguntas, só depois é q li a sua msg ao lado e vi q sua filhinha faleceu. mil perdoes . Desejo as maiores felicidades pa sua familia . Eu tb tenho uma menina q nasceu com Trissomia 21 e sei bem o q é lidar com a deficiencia, com a diferença, c a preocupação constante . Por isso estar duplamente preocupada com o meu sobrinhinho q tem 27 semanas de gestação. obg e gd bjn Paula

    ResponderEliminar
  10. Querida, o facto do teu sobrinho ter uma ventriculomegalia moderada, não significa que se vá desenvolver numa hidrocefalia. Contudo, ser descoberto as 27 semanas nos dois ventriculos, de facto, pode mesmo evoluir numa hidrocefalia. Aconselho-vos muito ser muito bem acompanahdos e seguirem todos os passos com muita atenção.
    Eu descobri as 32 semanas que a minha bébé tinha ventriculomegalia severa já em dois, que depois evoluiu para os 4 ventriculos e evoluiu no sentido de uma hidrocefalia.
    Sabemos que não é de todo fácil lidar com este diagnóstico, mas confiem em Deus e sempre que precisarem, venham até aqui. Estarei ca para vos apoiar no que melhor sei - dar o meu testemunho real.
    Um abraço muito muito forte.

    ResponderEliminar
  11. Oi, descobri segunda-feira passada que meu bebê está com ventriculomegalia do lado direito. Estou com 21 semanas e os médicos disseram que temos que aguardar os próximos exames. Estamos em oração. O desespero deu lugar a fé e a esperança que tudo ficará bem.

    ResponderEliminar
  12. Olá,Sou tia de uma linda menininha isabella,ela nasceu a pouco mais de 6 dias ,no 7 mês de gestação minha irma descobriu que ela estava com um pouco bem pouco de liquido no ventriculo esquerdo.além disso o liquido aminiotico estava sendo eliminado aos pouco na urina minha irmã teve que fazer uma cesaria urgente ela ia morrer.
    Quarta feira agora minha sobrinha vai fazer uma ultra sonografia craniana, eu e minha familia estamos muito preoculpados.
    ficamos muito comovidos com a sua historia
    te desejo felicidades a vc e a sua familia
    abraços
    Maria Fernanda.

    ResponderEliminar
  13. Querida Marília, rezarei por ti e pelo teu bébé. Sei a angústia de aguardar por exames e mais exames, por isso só te posso dizer: irei rezar muito por vocês.

    ResponderEliminar
  14. Querida Fernanda, nem todas as histórias têm finais tristes. Rezarei e estou certa de que a vossa história terá um final feliz.
    Líquido num só ventrículo, o prognóstico é favorável. Sei que vai tudo correr pelo melhor.
    Desejo-vos muitas muitas felicidades para a vossa florzinha

    ResponderEliminar
  15. oi, vc pode me explicar melhor a respeito, pois a minha afilhadinha que vai nascer ficamos sabendo hj que ela tem esse problema, como devemos proceder será que tem um diagnostico.

    ResponderEliminar
  16. Andressa, precisa explicar-me melhor alguns promenores, como: em que mês de gestação está a mãmã (quantas semanas), o que foi diagnosticado, ventriculomegalia ou hidrocefalia? Se foi ventriculomegalia, em quantos ventriculos e quais os mm de liquido em cada um. Não sou médica mas como ja percebeu, passei pela experiência que me permite ajudar quem passa pelo mesmo. Rezarei pela tua afilhad, mas da-me noticias.
    Abraço forte

    ResponderEliminar
  17. Oi Nala
    Fiquei sabendo hoje após minha consulta com a médica que no ultrassom foi diagnosticado a ventriculomegalia. A gente nunca espera né. Estou um tanto abalada. Estou de 22 semanas e minha médica pediu uma ultrassonografia morfológica urgente.
    Queria tanto ser forte, tenho muito medo pelo meu marido, ele quaria muito essa menina... beijos

    ResponderEliminar
  18. Catherine, entendo tudo o que está a sentir, porque já passei por isso. Mas, depende dos valores da ventriculomegalia, depende de alguns factores. Sei que é do pior ter que esperar por um resultado, mas mantem-te com fé e pede à tua menina que lute contigo.
    Depois diz-me os resultados.
    Vou rezar por ti.
    Um abraço muito forte Catherine

    ResponderEliminar
  19. Oi Nala!
    Quero dar-te os parabéns pla coragem que tens tido.És uma mulher excepcional.
    Eu estou grávida de 29 semanas e nesta ultima ecografia detectaram que o ventriculo cerebral esquerdo tinha 13mm. Mandaram-me fazer uma ressonancia magnética no mesmo dia...Fiquei em pânico.
    Depois da ressonancia a médica informou que não se tratava de nada anormal e não deu muito mais informações , contudo estou muito preocupada.
    Não sei nada sobre as consequencias desta inflamação... gostaria que me dissesses o que pode acontecer com o meu bebe se esta inflamação aumentar.
    Xi grande

    ResponderEliminar
  20. Querida Elsa,

    Antes de tudo, peço-te o mais difícil, que se pode pedir a uma mãe, que é confrontada com situações como esta, mas hoje sei, que é importante, procurares manter-te serena e continuares a cuidar de ti e do teu bébé.
    De facto a ressonância magnética é um exame fundamental nestas situações.
    O que pode acontecer é ainda uma incógnita, porque pode estagnar e depois do bébé nascer, ser-lhe retirado o líquido que existe no ventrículo esquerdo e o prognóstico é bastante favorável. Também pode aumentar e passar aos outros três ventrículos. Nesta situação, a ventriculomegalia passa a uma hidrocefalia (aumento do cérebro).
    Mas, se na ressonância não deu nada, que possa estar a impedir o líquido de acabar por circular (que deve ser o percurso normal), ou então estagnar. Conheço uma amiga, que lhe aconteceu exactamente o mesmo que tu. A ventriculomegalia da bébé dela estagnou e agora ela aguarda o seu nascimento, mas com bom prognóstico.
    Podes ir pedindo de 15 em 15 dias para fazer eco, no sentido de verificar se há evolução ou não.
    Podes falar comigo, ajuda muito partilhar as incertezas, as angústias. Comigo teria sido diferente, se tivesse tido alguém para partilhar, por isso criei este blogue.
    Vou dar-te o meu mail:maragalante@hotmail.com.
    Vou rezar por ti e pelo teu bébé.
    Escreve-me.
    Um abraço muito apertado

    ResponderEliminar
  21. ola Nala me chamo Sandra , em fevereiro pedi meu bebê, com ventriculomegalia cerebral, ele tinha 36 semanas.Vi meus sonhos desabarem quando fui ao medico fazer o exame de tococardio e não foi ouvido mais os batimentos cardiacos de meu bebê, sei que você tambem passou pelo mesmo e adimiro sua coragem de ajudar as pessoas neste site que Deus a abençoe

    ResponderEliminar
  22. Querida Sandra, como perdi a minha menina às 38 semanas, sei exactamente o que estás a viver.
    E por isso mesmo, vou deixar aqui o meu mail, para falarmos mais à vontade.
    Só quem vive situações similares consegue compreender o outro. Os outros por mais que tentem não conseguem fazê-lo.

    Partilha comigo. Irá fazer-te bem.
    maragalante@hotmail.com

    Um abraço mt mt apertado da Mara

    ResponderEliminar
  23. oi, estou gravida de 26 semanas, descobri que o meu bebe esta com ventriculomegalia e estou muito preocupada.
    o que faço estou deseperada.

    ResponderEliminar
  24. Minha querida, tenha calma, porque uma ventriculomegalia não significa q seja grave ou que evolua numa hidrocefalia.
    Se quiser vá até meu mail e falaremos de mais pormenores, para que eu a possa ajudar, mesmo sendo ouvi-la, aconselhá-la.
    Por agora, procure acalmar-se, porque ás vezes a ventriculomegalia estagna e n deixa sequelas. Tenho uma amiga com este testemunho. irei rezar por si e pelo seu bébé.
    meu mail: maragalante@hotmail.com
    Abraço mt mt apertado

    ResponderEliminar
  25. Olá Nala, eu descobri com 21 semanas de gestação que meu bebê tinha uma ventriculomegalia unilateral a príncipio bem pequena em 10.4mm, foi me pedido outro US em 4-6 semanas para controle do caso. Então com 27 semanas eu fiz e havia aumentado para 11.7mm, fiquei bastante preocupada, agora aguardo para fazer o próximo US dia 25/03, no próximo sábado completo 30 semanas. Vi aqui algumas mães comentando de exames que foram pedidos, no meu caso só estou fazendo acompanhamento por US, nenhum exame foi solicitado, devo questionar? tenho muitas dúvidas, gostaria de saber se não houver aumento significativo, tenho que fazer o dreno para tirar o liquido? e existe alguma provável sequela?
    Muito bom encontrar alguém que possa nos ajudar, obrigada querida, e muitas felicidades à vc. abraço

    ResponderEliminar
  26. Olá,

    Sempre que existe uma ventriculomegalia, independentemente dela evoluir, regredir ou desaparecer, é sempre de ficar mais atento.
    No seu caso, embora sendo unilateral, já tem uma dilatação significativa.
    Na minha opinião, deveria ouvir outros médicos, fazer outros exames, nada é demais, quando se trata de um filho e da sua saúde.
    Se a ventriculomegalia evoluir ó dreno será colocado, imediatamente após o nascimento.
    A probabilidade de sequelas, depende de muitos factores. No seu caso, poderá haver apenas ao nível de dificuldades de aprendizagem (que se corrige com apoio psicopedagógico).
    Tenha fé em Deus. O seu bébé nascerá bem e será saudável. Acredite, como se ele já cá estivesse fora, nos seus braços e muito saudável.
    Um abraço
    Mara

    ResponderEliminar
  27. Olá minha filha tem 4 meses e teve um sangramento cerebral (hemorragia grau 3)com o acompanhamento com o neuropediatra e usg transfontanela descobri q o sangramento sessou mas existe uma ventricomegalia o que isso pode causar? sequelas? quais? bjs
    catiane

    ResponderEliminar
  28. Catiane, tudo depende do grau da ventriculomegalia, quais os ventrículos do cérebro foram afectados, o líquido que possa ter. Mas, uma ventriculomegalia, pode causar sequelas ainda que ligeiras, como um pequeno atraso ao nível do desenvolvimento, algumas dificuldades escolares, mas nada é certo. É preciso questionar mais o médico, pedir outros exames. Não te deixes ficar sem perceber exactamente a dimensão do problema da tua bébé. Aprendi, com a minha históia, que não podemos ficar serenos, perante os médicos, eles não sabem tudo e é preciso mexer com eles. Afinal os filhos não são deles e a preocupação com eles (ainda que possa haver alguma preocupação), para eles, é só mais um caso. Nós mães/pais, é que temos que questionar, ser chatos, pedir exames a que temos direito.
    A tua filha tem o direito de ser totalmente assistida e bem acompanhada.
    Se precisares, contacta-me.

    Um abraço de mãe
    Mara

    ResponderEliminar
  29. OI

    Meu nome é Adriana e estou tão preocupado que só consigo chorar. Fui fazer o US, e estou com 23 semanas e constataram ventriculomegalia leve no lado esquerdo e com a TN aumentada. Até agora estava indo tudo normal. o que pode ter acontecido? porque??? não consigo parar de chorar... me ajudem.

    ResponderEliminar
  30. Minha querida, pode ter acontecido por várias razões, mas só o tempo poderá dizer-te o que de facto aconteceu, conforme o prognóstico se for apresentando. O facto de ter uma ventriculomegalia leve, não é mau sinal. Pode reverter. Pode não evoluir, pode estagnar ou pode mesmo voltar ao normal. Sei o que sentes. Tudo corre bem, sentimo-nos tão felizes com o nosso bébé e de repente deitam-nos ao chão com uma notícia derradeira.
    Adriana, agarra-te à tua fé e fala com tua bébé. Precisas ficar forte, positiva e só assim tua bébé sentirá forças para ultrapassar este choque. Verás que acontecerá algo extraordinário. Tua bébé nascerá saudável. Ainda que haja a possibilidade dela ter um pequeno atraso no seu desenvolvimento, isso perto de crianças que vivem de forma tão cruel, não é nada. Tua bébé já é forte e tu também o és, apenas ainda não o sabes. Em breve descobrirás essa força e ficarás bem, tal como tua bébe.
    Podes falar comigo, sempre que quiseres, aqui, no meu mail. Já passei por isso e só quem passa por isso entende a angústia, a revolta, a dor...
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  31. olá..
    também tenho esse mesmo problema hoje tenho 26 semanas e descobri que meu bebe tem uma ventricolomegalia bilateral gostaria de saber oque seria isso e se é grave.
    obrigada.

    ResponderEliminar
  32. Ola Nala, me chamo Najat e descobri com 23 semanas que a minha bebe estava desenvolvendo ventriculomegalia, o ventrículo esquerdo estava medindo 12mm. Com 27 semanas fiz uma ressonancia magnética e decobrimos que ela teve uma hemorragia e isso que foi a causa da dilatação dos ventrículos. O sangue que ficou em cima da massa cefalica matou uma pequena parte das células cerebrais.
    Agora o ventrículo esquerdo esta medindo 14mm e o direito esta medindo 10mm. Me foi dito que a parte do cerebro afetada da minha bebe foi a parte do aprendizado, e nao a parte locomotora. Mais muitas informações eles não podem me dar ate que ela nasça.
    Estou com tanto medo e sem saber o que fazer ou pensar, e a espera é o que me angustia mais.
    O medo que os ventrículos continuem crescendo me apavora. Tento ler o máximo possivel sobre o assunto, mais as vezes sinto que ler me apavora mais.
    Todos me falam para me manter calma , mais é dificil, gostaria de saber o que realmente me espera, se a minha bebe sente ou sentiu dor, de como posso ajuda-la.
    No ano 2000 perdi um bebe com 27 semanas de gestação, que tinha onfalocele severa, me doeu tanto, foi tão difícil me recuperar.
    Ágora minha pequena bebe com esse problema, não sei o que fazer...
    Talvez aquí tenha alguem que possa me entender...
    Obrigada Najat

    ResponderEliminar
  33. Querida Najat, o que mais nos angustia é a incerteza, o tempo de espera, que podem ser dias para os outros, mas para nós, parece uma eternidade.
    Também sei que temos muita necessidade de ler, pesquisar tudo, mas essa compulsividade, mata-nos ainda mais, porque tudo o que lemos, leva-nos ao medo, à impotência e à incerteza do que devemos fazer ou pensar.
    Na verdade, os médicos não nos dizem muito mais, para além do que já te disseram. Dizem sempre, que só à medida da evolução do nosso bébé, podem observar se há uma evolução ou regressão. E o prognóstico nesets casos é sempre muito reservado. Não há médico nenhum que se arrisque a adiantar um prognóstico. Alguns dão-nos "pistas", nas entrelinhas.
    Na verdade, minha querida, eu não sou médica, mas passei por tudo o que passaste e ainda hoje passados 19 meses, tenho momentos muito maus.
    Pelo que já estudei (estou a fazer tese de mestrado nesta área), quando primeiro se descobre uma medição já considerada moderada, há tendência a evoluir e existir uma probabilidade destes se expandirem para os restantes ventrículos. A minha Rita também tinha só num ventrículo. No final da gestação os 4 ventrículos tinham diâmetros bastante acima dos 15mm (considerado severo) e evoluiu para uma hidrocefalia.
    A verdade é que a parte afectada, neste momento é a parte da aprendizagem. A tua bébé poderá ter problemas de aprendizagem significativos, problemas ao nível da linguagem. Ainda é muito cedo para avaliar se lhe poderá afectar a parte motora.
    As pessoas dizem para teres calma, porque, na verdade não sabem o que nos dizer nestas situaões.
    Como podes ter calma, ainda por cima, teres passado por uma situação anterior, tão traumatizante e que na verdade nunca recuperamos dele. Apenas aprendemos a lidar com ela.
    Se alguém nos entende, é quem já passou por isto. Os outros tentam imaginar o inimaginável.
    Querida, eu tinha 34 semanas quando descobri. Ás 38 semanas era tarde demais...
    Se ela tivesse vivido, sei que hoje poderia não estar aqui, pois as hipóteses de sobrevivência eram muito poucas. Ainda que tivesse vivido, poderia ser uma bébé sem qualidade de vida, sem falar, sem andar, sem ver. Mas tudo são se, se, se...na verdade ela não sobreviveu. Sofreu dentro de mim e às 38 semanas partiu, para um lugar de paz, amor, onde acredito que estará num mundo melhor do que o nosso, que é muito cruel, com as nossas crianças portadoras de deficiência. Contudo, ninguém entende a nossa dor de perder um filho. Não me interessa que ela fosse diferente. Não me interessa que os médicos me digam que ela iria sofrer muito, porque tudo isso eu já sabia e sei. Interessa a dor que tenho dentro de mim, e que terei sempre. Tal como tu, minha doce Najat.
    Hoje sei que Deus não nos escolhe por acaso. Tu ainda não sabes isso, mas vais descobrir. Dentro de ti, há uma força enorme, capaz de tudo pela tua bébé.
    Não posso dizer-te o que deves fazer. Apenas posso dar-te o meu apoio deste lado. Estarei aqui, sempre que precises conversar.
    Eu entendo-te, melhor que qualquer outra pessoa, por mais que nos amem.
    Vou rezar por vocês.
    Abraço muito forte de mãe para mãe

    ResponderEliminar
  34. Ola Nala muito obrigado pelo seu apoio...
    Nossa li o seu blog e vi pelo o que voce passou, realmente muito dificil, mais como voce mesma disse Deus sabe o que faz e tambem sabe a razao.
    Eu tive um airma que nasceu com Hidrocefalia severa, ela nao andava, nao se movia, nao falava enfim nao fazia quase nada. E isso ha mais oumenos 15 anos atras, e eu e minha familia por falta de informacao nao entendiamos muito desta doenca. Vindo de famiia bem humilde nao tinhamos a capacidade de fazer todos os tratamentos que ela precisava, pq o atendimento publico sempre foi muito precose. Ela nunca pode fazer a operacao para ter uma valvula nao sei se vc pode imaginar o tamanh da cabecinha dela...
    Agora com esse complicacao na minha gravides eu venho lendo muitos artigos sobre hidrocefalia e so agora vejo por tudo o que ela passava e o quanto ela sofria ela faleceu aos 9 anos, sofremos muito mais acho que ela agora esta em um lugar bem melhor onde ela nao e diferente de ninguem e onde ela e realmente feliz.
    Quando o medico me disse que a minha bebe pode ter hidrocefalia eu pensei...e muita coincidencia...
    Agora estou aqui tendo que brigar com medicos e seguro pq tudo esta sendo tao dificil, o seguro nao paga todos os exames e nem todos as clinicas aceitam o meu seguro, no momento estou sem medico e realmente as vezes acho que estou enlouquecendo, tenho pena do meu marido que e quem sofre mais com o meu temperamento. Infelizmente nao moro ai no nosso Brasil querido vivo nos estados unidos onde achamos que tudo e mais facile melhor do que no nosso pais mais nao e assim.
    As vezes sinto vontade de ir embora e ter minha bebe ai...
    Nala te desejo toda a sorte do mundo que Deus te abencoe e que vc possa ter uma familia bem grande e saudavel.
    Najat

    ResponderEliminar
  35. Querida Najat,
    Em todo o lado vivemos lutas dessas. Tive a mesma luta, deste lado. Em Portugal, também não é fácil.
    A tua história me comoveu...Imagino o sofrimento dos teus pais, o teu, mas da tua irmã, não dá sequer para imaginar. Querida, tenho a certeza que estará muito melhor no lugar onde desejamos que estejam os nossos amores que partem. Num mundo sem crueldade, sem indiferença...
    Sei tal e qual como te sentes. Os nossos maridos, acabam por aguentar toda a nossa revolta, explosões e por vezes, esquecemos, que eles próprios estão a sofrer, tanto como nós.
    Vai mantendo contacto comigo. Queria muito saber da evolução da tua bébé, de ti. Estarei aqui sempre, ainda que do outro lado, mas sei o que sentes, porque já vivi uma história parecida com a tua.
    Desejo e rezo por vocês, por um milagre.
    Dá notícias e aqui podes descarregar à vontade.
    Abraço de mãe e amiga

    ResponderEliminar
  36. Olá Mara,meu nome e Flavio.
    A minha esposa fez uma ecografia hoje e foi diagnosticado ventriculomegalia leve, todos os exames foram normais inclusive a morfológica, não foi apontado nenhuma má formação. Ela esta com 7 meses, nenhum outro exame apresentou problemas. A médica nos disse para ficarmos tranquilo, pois acredita que o problema não irá se agravar devido aos exames anteriores. Se não estou enganado os ventriculo está com dilatação de 6,mm. Antes de escrever esta mensagem li todos os comentários, sei qeu neste momento não podemos fazer nada, mas falar com quem já passou por isso ajuda. Minha esposa está com muito medo. Agradeço qualquer esclarecimento.

    ResponderEliminar
  37. Flavio, por vezes, há uma dilatação ventricular leve, que no vosso caso, se encontra apenas num ventriculo e é de diâmetro baixo, mas que acaba por voltar ao normal. Sei muito bem o que a sua esposa deve estar a sentir. A incerteza é a pior inimiga nestas horas. Mas sossega ela, porque pelo que me contas aqui, parece-me que se trata mesmo de uma ventriculomegalia muito leve, que é provável que não evolua. Ainda que não evolua, não trará nada de grave para o vosso bébé. Nestas situações, o que acontece, é que há um pequeno atraso na fala, poderá haver algumas dificuldades de aprendizagem, nada que a maior parte das nossas crianças (umas mais que outras), não tenham.
    Cada caso é um caso e tudo é imprevisivel. Comigo tb nada foi detectado, mas quando o foi às 34 semanas, já era em estado muito avançado e os 3 ventrículos, passando para o 4º e evoluiu no sentido de uma hidrocefalia. Mas minha Rita tinha valores muito muito superiores.
    Sosseguem o Vosso coração, que vossa bébé vais nascer perfeitinha. Não tenham medo. Ela nascerá bem e vocês formarão uma família linda!
    Se a tua esposa quiser, convida ela para vir até aqui conversar comigo. É muito bom, falar com quem já sentiu tudo o que vocês estão sentindo.
    Muita força.
    Um abraço
    Mara

    ResponderEliminar
  38. Muito obrigado Mara, agradeço pelas palavras de conforto.
    Ela estará fazendo novos exames e assim que tiver novas noticias postarei aqui.
    Quero parabeniza-la por este blog, foi nele que encontrei alguma informação.
    Continue.....
    Abraços e muito obrigado

    ResponderEliminar
  39. Olá Flávio, como está sua esposa? Espero que bem mais confiante! Tudo correrá bem.
    Abraços

    ResponderEliminar
  40. Olá Nala
    eu li seu blog e li os comentários, estou com 28 semanas e descobri na morfológica que meu bebê está com hidrocefália, por que eu peguei toxoplasmose grávida. Estou tomando medicação para a toxoplasmose, gostaria de saber se tem como a hidrocefália sumir com o bebê na minha barriga ainda por causa das medicação pra toxo ou se é certo ele nascer com a hidrocefália. Estou tão nervosa, tão preocupada nem dormir mais eu consigo, to desesperada. Os médicos nao me dizem nada, ngm sabe me dar uma resposta, ai pesquisando na internet achei seu blog ! Mto obrigada desde já

    ResponderEliminar
  41. Olá Nala
    Quando encontrei o teu blog e fiquei a conhecer a tua história, e outras tantas, os meus olhos encheram-se de lágrimas. Antes de mais quero deixar uma palavra de força para todas nós, mães, pais, irmãos, amigos...todos nos sabemos o que é o medo do desconhecido, da incerteza! Eu tenho um menino com 3 meses e meio, na ecografia do 3º trimestre foi detectado uma ventriculomegalia. O médico sem me dar grandes informações disse-me que iria ser seguida no hospital na consulta de alto risco. Durante dois ou três dias foi uma correria de hospital para hospital para fazer exames e mais exames. Por mais incrível que pareça eu nem sequer falava sobre o assunto, porque para mim quanto mais se falasse mais real a situação se tornava. Embora tenha muitas queixas do nosso sistema de saúde devo admitir que em escassos dias fiz todos os exames necessários para uma pré-avaliação. Diagnostico confirmado, ventroculomegalia bilateral, um ventrículo com 13mm e outro com 15mm. Para além disso foi detectado agenése do corpo caloso, que é uma membrana que temos na cabeça mas que o meu bebé não tem. Acerca da ventriculomegalia toda a gente dizia para ter calma que ia correr tudo bem, e quanto à agenése do corpo caloso não existem estudos suficientes para que haja uma avaliação em concreto, apenas me dizem que em muitas pessoas com uma vida completamente normal é detectado depois da morte essa mesma situação. Vim à net pesquisar e como muitas mães fique chocada. Mas ao contrário da maior parte eu não fui abaixo e sempre tive pensamento positivo. Passei o resto da gravidez sem dormir uma noite seguida, tinha pesadelo, medos, mas quando acordava enchia-me de esperança. Um dia antes de fazer as 40 semanas tive uma consulta, já estava desesperada e pedi à médica para me induzir o parto. Ela foi um espectáculo, explicou-me muito bem como iria ser, visto que o meu colo ainda não estava preparado, mas com alguma relutância aceitou, afinal como ela mesmo disse, acompanhou todo o meu percurso e compreendia os meus receios. Sim porque mesmo com os vários exames, todas sabemos que a resposta é: vamos acompanhar a evolução e só saberemos mais depois de o bebé nascer! Foram horríveis as horas até ao nascimento, ansiedade, medo, dores... Bem, não vou entrar em muitos pormenores. Conclusão, ele tem hoje 3 meses e embora tenha um valor considerado grave, como felizmente nunca se alterou, os médicos não consideram uma situação de risco. Ele é um bebé super activo, desenvolvido e é enorme. Ele nasceu no final de Março e apenas conseguimos marcar uma consulta com um Neuropediatra para Outubro, e após várias insistências, porque pelo que parece o relatório perdia-se sempre entre um hospital e outro. Há uns dias que tenho reparado que a cabeça do meu pequenino está maior, fiquei com receio e nem quis pensar nisso, ontem pareceu-me ver um alto, mas como estava com medo podia ser paranóia e confirmei com a minha irmã, ela também via o mesmo que eu! Eu não sei se é possível se desenvolver assim de um dia para o outro, mas a verdade é que estou cheia de medo, e querida Nala sou da mesma opinião que tu, nós temos direito a um bom atendimento hospitalar e a que nos façam todos os exames necessários, daí eu não baixar os meus braços. Vou lutar todos os dias sempre que preciso para que o meu príncipe tenha um tratamento adequado. Pode até ser apenas impressão e aquele alto não ser nada (espero eu), mas no que diz respeito à saúde devemos sempre pecar por excesso e nunca por falta. (continua)

    ResponderEliminar
  42. (continuação)Vou às urgências ainda hoje e espero ouvir uma medica rabugenta dizer-me oh mãe isto não é nada, é completamente normal. Minhas queridas, eu digo-vos por experiência própria, não baixem os braços e nunca desanimem. Não é a lamentarmo-nos que os problemas se resolvem, é procurando uma solução. Informem-se, exijam que vos seja explicado tudo nem que seja 20x, é o nosso direito. E tenham sempre pensamento positivo, estimulem os vossos bebés ao máximo, não receiem malformações, dificuldades na aprendizagem, afinal à tanta gente dita normal que se comporta como verdadeiros mabecos. Os nossos bebés são as nossas estrelas, e aposto que depois de tudo vão dizer o mesmo que eu, este meu bebé mudou a minha vida e acima de tudo eu agradeço a Deus porque agora sou uma pessoa melhor. Um grande beijinho e muita força! P.S- Desculpem o grande texto!

    ResponderEliminar
  43. Minhas queridas, desculpem-me que tenho estado um pouco ausente do blog, mas sempre que necessitem de ajuda, tirar dúvidas, enviem para o meu mail:maragalante@hotmail.com.
    Para a mãmã que apanhou toxoplasmose, ainda que deva continuar a tomar medicação, a probabilidade do seu bébé nascer com hidrocefalia. Não há como reduzir, quando já foi diagnosticado hidrocefalia in utero.
    Mas hoje a medicina encontra-se mais avançada. Há possibilidade da hidrocefalia do seu bébé ser apenas leve. Poderá ser uma criança perfeitamente normal, necessitando apenas de alguns cuidados diferentes dos que temos com crianças sem problemas.
    Não tema mãmã. Tenha esperança. Cuide do seu bébé, mesmo quando se sentir com vontade de desistir. Muita força

    ResponderEliminar
  44. Mãmã, é uma mulher de força e não desista.
    É provável que o seu bébé venha a desenvolver hidrocefalia. Quando há uma ventriculomegalia e caso os valores aumentem e se expandam para 2 ou mesmo os 4 ventrículos, pode ocorrer um aumento do perímetro cefálico - hidrocefalia.
    Não tenha medo de pedir exames. Antes fazer exames demais e prevenir, conseguir impedir alguma evolução, do que ter receio de ir, por medo de parecermos paranóicas e acontecer algo ao nosso bébé.
    Se eu não tivesse tido receios, e confiado na minha intuição, apesar de toda a gente me dizer que a bébé estava bem, provavelmente estaria hoje aqui connosco....
    Lutem pelos vossos direitos e pelos direitos dos vossos filhos. Temos o direito a dar qualidade de vida aos nossos bébés!!!
    Abração mãe

    ResponderEliminar
  45. ola mara meu nome é amanda estou com 21 semanas de gestação e a dois dias atrás descobri q meu filho está com suspeita de ventriculo megalia.vou fazer o morfologico o mais rápido possivel.estou desesperada não sei o q fazer o tempo me mata sem saber o q vai aconteçer;mas peço a deus fervorozamente para q meu filho tão amado e tão esperado venha perfeito e com saude.me comovi com a sua historia vç é uma mulher de fibra.um forte abraço.....

    ResponderEliminar
  46. Querida Armanda, ainda hoje não sei o que foi pior, se ouvir a "derradeira" notícia de que a minha filha tinha uma ventriculomegalia, já evoluida para uma hidrocefalia, se a espera por cada exame que tinha de fazer. A espera, a angústia, a incerteza, a falta de informação é terrível. Toda a gente nos diz, que não é nada..Mas mãe sente.
    Mas querida mãe, não te deixes derrubar pelo medo. Abraça e ama muito o teu filho. Pensa que ainda que se confirme vemntriculomegalia, não é assim tão grave. Pode apenas ter um pequeno atraso no seu desenvolvimento. Mas tudo depende dos valores, quais os ventriculos afectados.
    Reza a Deus. Teu filho tão desejado, já é muito especial. Será perfeitinho. A saúde é uma incognita, ate para nós...
    agarra-te a ele com amor e procura canalizar teus pensamentos para o que vai acontecer de positivo. Vais ter um flho. É maravilhoso.
    Todas nós, mães, mulheres somos guerreiras e lutadoras natas. Não esqueças isso.
    abraço forte Armanda

    ResponderEliminar
  47. oi,meu nome e Tatiana e nesse momento meu coração esta em mil pedaços estou gravida de 22 semanas e descobrir que meu bebe esta com o terceiro ventriculo com dimensão proximo do limete superior da normalidade me ajudem pois estou sofrendo muito com isso o que isso pose signeficar

    ResponderEliminar
  48. Tatiana,
    Sei o que é sentir o nosso coração a perder-se em incertezas, angústias, mas peço-te que procures manter a calma porque um só ventriculo afectado, não provoca danos tão graves, como podes estar a pensar. Escreve para o meu mail, para que me possas dar mais pormenores e eu poder ajudar-te:maragalante@hotmail.com.
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  49. tive uma infecçao aguda por toxoplasmose no inicio da gravides, mais a confirmaçao so veio as 18 semanas e comecei a tomar espiramicina, as 20 semanas fiz um morfologico, q nao deu alteraçao, e as 25 semanas fiz um ultra son obstetrico e descobri q minha filinha tinha hidrocefalia moderada, no mesno dia comecei a tomar pirimetamina e sulfadiazina, com 29 semans fiz outro ulta son e a hidrocefalia esta do mesmo geito moderada, minha angustia e enorme eu espero a hora do parto com anciedade, e so vou saber se ela tera sequelas quando ela nascer. fiz o enchoval arrumei o quartinho dela, eu amo ela, todos os dias eu imagino como sera o rostinho dela, e tenho muita fe , acredito q tudo vai dar certo! se tiver alguem q passou por essa esperiencia meu e mail doloresvanessa@hotmail.com

    ResponderEliminar
  50. Olá,
    o meu nome é Ana e neste momento estou grávida de 30 semanas e o pesadelo que estou a viver começou às 23 de gravidez... Quando fiz a eco morfológica. Nessa altura o valor do ventriculo cerebral deu cerca de 9, 61 mm e o médico alertou-nos logo para esse facto e disse que se na próxima eco o valor se mantivesse ou aumentasse teria que fazer uma ressonancia magnética. Foi o que aconteceu às 29 semanas o valor estava nos 11, 5 mm e tratámos logo de tudo para fazer a ressonancia, ontem soube o resultado e estava confirmado ventriculomegalia bilateral ligeira de 11mm, todos os outros valores estão normais e não se verificam quaisqueres lesões e o 4º ventriculos está normal. É claro que estou muito assustada é o primeiro filho, a primeira gravidez...
    Estou a fazer pesquisas mas o que encontro é assustador...
    Com esta mensagem gostava de poder partilhar este meu sofrimento e angustia porque sei que já passaram por algo semelhante.
    Agora vou esperar pela próxima consulta que é dia 15 de Setembro, mas até lá e até ao nascimento sei que vou viver com o coração nas mãos, sem saber o que vai acontecer, porque o médico diz para não me preocupar porque a qq momento o valor pode baixar preocupante era estarem outras estruturas afectadas, mas é fácil falar. Com esta mensagem gostava de saber das vossas experiências, porque muitos blogues e sites de partilha não contam como terminou a experiência e não dá para perceber como foi depois do nascimento ou o que aconteceu... Não é fácil receber estas notícias inconclusivas e incertas de que o nosso bebé possa sofrer de um problema grave ou não, não se está preparado, quando tudo corria bem até agora.
    Para quem tenha também estas preocupações....que as partilhe..é importante.
    Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
  51. ana meu nome é Daiane e estou passando pelo mesmo que vc so que é minha segunda gestaçao e minha filha além de ter ventruculomegalia dos dois lados da cabeça descobriram que ela nao tem um tal de corpo caloso ja pesquisei e isso parece ser um nervo que liga dois pontos do cerebro minha angustia é muta tenhos varios isames pra fazer o pai ta me acompanhando mais nao toca muito no asunto essa foi a unica mameira que encontrei de me desabafar.A unica coisa que esta me dando força nessse momento é DEUS ele sabe de todas as coisas e eu tenho muita FÉ que até a nascimento da minha filha deus ja vai ter feito a obra.Foi muito bom poder contar um pouco mais da minha historia tem muitas coisas que quero passar varias duvidas que tenho quem sabe algumas de vcs pode me ajudar.QUE DEUS ILUMINE TODOS NOSSOS FILHOS E NOS DE MUITA FORÇAS.
    OBRIGADO
    DAIANE

    ResponderEliminar
  52. Querida Daiane, quando somos confrontados com notícias como a que recebeste, parece que o nosso mundo é abalado, de tal forma, que nada parece fazer sentido. A nossa cabeça enche-se de perguntas, o nosso coração carrega-se de emoções, a nossa alma enche-se de dúvidas e incertezas...
    Queremos acreditar que tudo vai passar e que voltamos a ter a vida que tinhamos antes, mas nada será como antes. Contudo, não podemos perder a nossa FÈ e Acreditar que o pesadelo vai embora e tudo correrá bem.
    Acredita, ama teu filho e Deus te abençoe!

    ResponderEliminar
  53. ola so a rosa estou gravida de 24semanas e descobri agora que a minha bebe esta com ventricomegalia unilateral direito leve esta com uma medida de 10.4m estou esustada com o que pode causar.po favor ajudem-me

    ResponderEliminar
  54. Querida Rosa, deixo-lhe o meu e-mail, para que possa falar comigo sobre a sua situação. Não fique assustada, porque tudo vai correr bem com a sua bébé. maragalante@hotmail.com

    ResponderEliminar
  55. Boa noite, meu nome e Alyson e essa semana meu irmao foi com minha cunhada fazer a US morfologica e deu uma alteracao no ventriculo ela esta com 5 meses, nao sei se o que meu irmao falou era um aumento que o normal era 1 e ele estava com 1,13 ou se esses valores sao 10 e 11,3 respectivamente, fiquei muito triste e preoculpado, todo dia a partir de entao leio artigos e visito sites para procurar explicacoes. Sei que todos aqui passam por coisas parecidas, gostaria de saber se alguem aqui depois de ter recebido essa noticia teve seu bebe e se ele nasceu normal ou com alguma patologia. Que DEUS olhe por todos os nossos bebes, sobrinhos e netos.
    alyson_soares@hotmail.com
    Desde ja agradecido
    Alyson Soares

    ResponderEliminar
  56. Olá Alyson,
    São raros os casos muito graves, sou seja em que o bebé não sobreviva. Tal acontece, quando o bebé sofre algum sindrome incompativel com a vida ou se a hidrocefalia é mesmo muito grave.
    Os parâmetros de que fala não são considerados graves. Se os valores de que fala estão entre 1-1,13mm há propabilidade destes valores voltarem ao normal. Estas alterações ocorrem nalgumas situações, mas tendem a regredir e não evoluir. Ainda que sejam valores entre os 10-11,3mm, são valores moderados, que podem estagnar, diminuir. Claro que a possibilidade de evoluir está sempre presente, mas é importante que os pais, em particular a mãe, transmita positividade ao seu bebé, mostrando-lhe de que está disposta a fazer a luta com ele. Está provado cientificamente, que os bebés tem os seus sentidos apurados e que sentem o que lhes transmitimos.
    É importante, que após este alerta, sua cunhada faça ecografias com frequencia, no sentido de ver o estado da dilatação.
    A criança com dilatação ventricular, nasce normal, embora possa ocorrer algum atraso no seu desenvolviemnto cognitivo ou dificuldades de aprendizagem em idade escolar. Sabemos que o prognóstico in utero é sempre muito reservado, mas mantenham todos o pensamento de que o vosso bebé já é uma dádiva e está neste momento a lutar por vir fazer parte do vosso mundo. Juntos vão conseguir!
    De coração, abraço de mãe que reza por vós!

    ResponderEliminar
  57. Olá. Estava a pesquisar na internet sobre Ventriculomegalia e encontrei este blogue. E já me fez bem ler, porque já andava a sentir que ninguém compreende o que estou a passar.

    Estou de 25 semanas e descobri há poucos dias que o meu Mário tem esta anomalia. Fiquei logo em choque e sem perceber o que era, porque nunca tinha ouvido falar. Fiz hoje a ecografia e deu que ele tem 11,6 no esquerdo e 11,4 no direito. Tenho a ressonância marcada para a semana e só ai é que os médicos disseram que iriam dar mais informações.

    As pessoas dizem para ter calma, mas como pedir isto a uma mãe? Não me interessa se ainda não o vi, se ainda não o tive nos meus braços, eu já sou mãe e este ser que está dentro de mim é o mais importante da minha vida.

    Eu sei que falam para meu bem mas neste momento não sei se o meu filho pode vir a ser deficiente, se tenho que abortar (nem sequer sabia que ele corre o risco de morrer durante a gravidez) não sei nada e querem calma?
    Hoje não consegui ir trabalhar. Sinto-me esgotada e cansada.
    O que mais queria era que estes dias passassem a correr. Mas amanhã tenho que arranjar forças e voltar para o trabalho. Neste momento quando sorrio ou brinco com os meus colegas é uma máscara que eu ponho para eles, porque não paro de pensar no meu filho e no problema dele. Não tenho vontade de sorrir, só chorar.

    Desculpa o desabafo, mas apesar de ter o apoio do meu marido, não consigo falar com ele tudo o que vai na minha alma. E quando falo com os meus amigos não conseguem perceber. Por muita boa vontade que tenham.

    Tenho uma ecografia em 3D marcada para sábado. É numa clínica aparte (privada) daquela que estou a ser seguida, eles não sabem o que se passa, e marquei para poder ver o aspecto do bebé. Mas agora não sei o que faça. Tenho medo que se vir a carinha dele, custo mais, se o perder ou se tiver que abortar.
    Devo fazer ou não esta ecografia? Gostava de saber a sua opinião.

    Não sei mesmo o que fazer á vida. Estou angustiada e em pânico.

    Beijos para todos e que a nossa senhora proteja os nossos filhos.

    Laura Caçoeiro

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde.
    Fiz uma ecografia morfologica e a medica disse-me que os ventriculos da minha bebe mediam 9.7, ainda estavam dentro dos valores normais,visto que tinha 24 semanas de gestaçao, foi-me dito para nao me preocupar pois era normal isto acontecer, além disso a posiçao da minha bebé nao é a mais favoravel para medir com precisao. no entanto a medica marcou outra ecografia para as 26 semanas, o ventriculo direito media 8.7 mm e o esquerdo 10.9mm, mas nem sempre tinha a mesma medida, as vezes media novamente 9.7mm. Na primeira ecografia a medica disse-me que iamos entao fazer esta 2ª eco e se os valores aumentassen iria fazer uma ressonancia, no entanto a bebe manteve a mesma posiçao o que dificultou mais uma vez as mediçoes. sendo assim no final da ecografia a doutora mandou-me embora e nao disse que era necessario fazer mais exames caso surgisse alguma alteraçao apos a analise do relatorio entraria em contacto comigo. tenho muito medo do que possa acontecer e ainda pior me sinto pois nao ha um medico que me diga nada acerca disto, tudo o que dizem é " nao se preocupe, é normal isto acontecer" mas como posso eu nao me preocupar? é a minha primeira bebe, sao muitos os medos. sera que a probabilidade de deficiencia é muita no meu caso?
    Obrigada...
    Daniela

    ResponderEliminar
  59. Querida Daniela,
    O que acontece por vezes, é haver um aumento do diâmetro dos ventriculos. Se não houver nenhuma complicação, os valores deles tendem a voltar ao normal e o líquido que faz aumentar o diâmetro dos ventriculos, faz o seu percurso normal. Caso estes valores se mantenham ou aumentem, pode estar perante uma ventriculomegalia fetal, que pode evoluir para uma hidrocefalia. Nestes casos, a probabilidade da criança nascer com atrasos no seu desenvolvimento global é maior. Contudo, é sempre uma incógnita.
    Sei como os medos são muitos e os médicos tentam sempre esconder-nos tudo. Aquilo que a aconselho é pedir ecografias, ir a aoutro médico ouvir outra opinião. Peça para fazer uma ressonância magnética, caso os valores aumentem na ecografia que fizer. Escreva para o meu mail. Vou ajudando-a a gerir todos estes receios. Só quem vive o mesmo que está a viver, consegue perceber o que realmente está a viver com a sua bebé.
    Vou rezar por si!
    Deus a proteja.
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  60. Ola boa tarde!
    Sou a Nilsa,estava a pesquisar na internet sobre Ventriculomegalia e encontrei este blogue. Estou preocupada por causa da minha gravidez de 36 semanas, visto que o meu bébé tem este problema. Acreditem que ja passei por muita coisa e só me ajuda a ser forte e enfrentar a vida sempre com um sorriso apesar de não ser facil. Nunca se esquece um filho que perdemos,fica aquele saudade lindo, as lembranças boas, os momentos felizes que vivemos com ele. Deus da-nos sempre forças nos momentos mais dificieis das nossas vidas.
    Tb tenho um outro filho que fez um transpalante de figado com um ano de vida. Hoje ele tem 11 anos, é um rapazão lindo e está no 6ºano. O que me dá forças para enfrentar a vida, é a minha Fé e minha esperança. Agredeça a Deus a cada novo amanhecer pk acordar com vida ja é um milagre.
    Quando me disseram que o meu bebe tinha problemas, fiquei apreênsiva e com medo claro, mas em vez de ficar alarmada, comecei a rezar e pedir forças a Deus para me ajudar a ultrapassar mais esse obstaculo que apareceu no caminho. Acredito que pensamentos positivo atrai sempre coisas boas nas nossas vidas.
    Desde os 24 semanas estou a ser vigiada mais de perto, ja fiz ressonancia magnetica, electrocardiograma fetal e montes de ecografia, mas graças a Deus o Ventriculomegalia ligeira é estavel com 11,0 desde exames anteriores.
    ja estou quase no final da gravidez e acredito que vai correr tudo bem e que o meu Derick vai nascer perfeitinho e com muita saude se Deus quizer porque é isso que eu quero e transmito essa tranquilidade para
    o meu bébé. Eu amo ele do geitinho que ele é.
    A que ter muita Fé e agredecer muito a Deus e Natureza pelas coisas da vida. Pensamento Positivo traz sempre energia positiva. Aprendem a enfrentar a vida e a agredecer a Mãe Natureza e ao Deus do Universo com o livro ( O SEGREDO ). Fala sobre o poder da mente e atraçao dos bons pensamentos.
    Gostei muito do que li Mara e obrigada por essa força que tens e aproveitar dela para ajudar os outros. È um gesto muito bonito e nobre da tua parte. Que o Espirito da Luz te elumina e os Anjos da Guarda te Protejem a ti e a sua Familia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  61. Olá a todas,
    Também estou a passar o mesmo problema, às 22 semanas foi detectado no meu bebé um ventriculo dilatado com 11mm. Entretanto fiz a amniocente e uma ressonância e os resultados foram todos bons. Estou agora com 24 semanas e daqui a poucos dias tenho consulta com a obstetra. Estou mais aliviada com os resultados, mas não deixo de estar preocupada com o que virá...
    Boa sorte a todas e tudo de bom!
    Beijinhos
    SP

    ResponderEliminar
  62. Olá...meu nome é Shirley e estou grávida de 31 semanas. Descobri hoje que meu bb tem ventriculomegalia de 14mm...mas tenho fé e continuarei orando todos os dias e hj me veio um trecho de uma música na cabeça e quero compartilhar: "... Posso enfrentar o que for, eu sei QUEM luta por mim...SEUS planos não podem ser frustrados...". Desejo fé e esperança a todos os que passam pela mesma situação. Nala....que Deus continue te abençoando por ajudar outras pessoas. bjos!

    ResponderEliminar
  63. Queridas Shirley, SP, Nilsa, Daniela, Laura,
    Obrigada de coração pelas vossas partilhas e por cada palavra que aqui escreveram, porque cada uma delas é preciosa. Preciosa, porque o simples escrever o que estamos a viver, é muito intenso, transporta-nos para a vivência de cada emoção, cada sentimento e isso é de um valor incalculável.
    Acredito, plenamente e mais do que nunca que tudo o que vivenciamos traz-nos uma aprendizagem, torna-nos melhores pessoas, e acredito sempre que até ao fim, devemos acreditar que TUDO pode mudar. O que hoje pode ser um verdadeiro pesadelo, amanhã pode transformar-se em algo belo e cheio de cor.
    Hoje, sei que quando soube que a Rita tinha os problemas todos dela, apesar de ter lutado até ao fim, no fundo do meu coração eu sentia que ela não estava pronta para nascer e eu não estava preparada para lidar com o problema dela. Esta é a verdadeira realidade. O que sentimos bem lá no fundo do nosso coração e alma, pode mudar o rumo das coisas. Hoje sei isso, mas só sei porque a Rita me ensinou.
    Sei exactamente o que estão a sentir, a dor, a incerteza, o porquê, a vontade de "fugir", o tentar "esconder", mas peço-vos que Lutem até ao fim pelos vossos bebés. Acreditem que Tudo pode mudar. Os valores alteram-se, muitas vezes, sem explicação aparente. Já tive muitos testemunhos desses. Não se foquem no que o vosso bebé pode vir a ter, mas sim no que ele tem agora e como o nosso coração pode mudar isso. Todos temos um anjo da guarda. Eu tenho a minha Rita e a ela peço por todas vós. Rezarei por cada uma de vocês, pelos vossos filhos, porque do fundo do meu coração, sei que é possível Vencer os nossos obstáculos. Que Deus vos proteja e que permita que vossos bebés nasçam Lindos, Fortes, Saudáveis, Perfeitos e com muito Amor para vos Dar e Receber!
    Podem sempre escrever para o meu mail. Eu sei o que sentem, porque só quem passa, sabe o que estamos a sentir! Estou ao Vosso lado.
    Um abraço de Mãe muito Forte!

    ResponderEliminar
  64. Muito Obrigada Nala, pelas palavras...
    Assim que tenha mais noticias sobre o meu caso, venho aqui dar-vos as informações.
    Um bjnho a todas
    Sílvia Pereira (SP)

    ResponderEliminar
  65. Caras mamãs,
    É uma bençao este blogue, realmente, pois nao ha muita informacao sb este problema... e claro, os medicos tb nao se querem comprometer, e dizem-nos "viver cada momemnto de cada vez". Percebo isso, ate talvez seja melhor para nao nos preocuparmos, nao sei ainda bem o q achar disso...
    Mas pq estou aqui a escrever?Estou gravida, e cheia de esperanças.No entanto, na 2ª ecografia (22 semanas) foi diagnosticado um ligeiro aumento do ventriculo dirtº (9,8mm), considerado no limite do superior normal.O ecografista recomendou repeticao da eco dentro de 2 semanas.Nessa repeticao, a bebé nao estava bem posicionada pelo q a medicao nao deu para se das melhores (ainda fui fzr um intervalo, comer um doce, andar um pc a ver se a menina mudava de posicao mas nada), mas deu continuacao do ventriculo dirtº aumentado,medicao=10,6mm ventriculomegalia ligeira (esqº=7,2mm).SUgerindo nova repeticao dentro de 2 semanas para ver evolucao.Qd fui a obstetra,nao me quis adiantar mt coisa p/ n me assustar,por isso o q imagino sejam as conseq. no caso de correr mal, sao daqui da net mm... por um lado, ate preferi assim,pois estava super apoquentada mas decidi para mim mm, aceitar isto,e mm o facto do bebe poder vir a nascer com atrasos de aprendizagem, etc.Estou a trabalhar,e tentei ao maxº (como ate ai antes de saber deste diagnostico) RIR e RIR ao maxº, com as pessoas, afastar maus pensamentos, esquecer e dizer sempre as pessoas q está td bem.
    Fiz ontem (26 semanas) nova eco (a 3ª desde q se descobriu), ja a bebe estava bem posicionada e incrivel, o dirtº=9mm, esqº=5,6mm. Terá reduzido? Terá estacionado? O ecografista disse q neste momento está dentro dos parametros normais, portanto nao preciso de voltar a repetir eco a n ser dentro do normal, ou seja, fzr eco as 29 semanas. Acha q nao precisa ressonancia magnetica no 3ºtrim,mas q se a obstetra assim o entender pode fzr (é claro q vou querer fzr!).SO tenho consulta com obstetra dentro de 1 mes,e n sei mt bem no q isto pode dar.TB acho q eles nao sabem e n me podem dzr.E as x, o pior cenario, poe-nos mais ansiosas,n sei...ás x penso q as nossas maes, sem ecografias,seriam mais descansadas,pois assim sofremos por antecipacao,e pq acho q o nosso pensamento positivo enqto maes,o nosso estado de ansiedade,afecta e mt o bebé,tanto para o bem como para o mal,e nao conseguimos evita-lo...eu sei q temos o dirtº à informacao, etc etc,e q pode ajudar tb a preparar maus cenarios.Mas as x ha tantos milagres,se formos positivos...e tvz seja mais facil sermos positivos n sabendo tantos detalhes?sei la,desculpem...eu fiquei apesar de tudo mt feliz com este diagnostico de ontem...mas tb ainda nao sei se está td "fora de perigo",claro.VOu antes perguntar pelo lado do copo meio.cheio: existem casos destes em q tudo se reverteu e correu tudo bem,sem sequelas para o bebé?Pois so quero saber se existem,pois é a essa esperança q me vou agarrar.Uma pergunta: o bebe,se mantiver com as mediçoes q agora tem,desigual,vai ter dificulade no parto por ex ao ter a cabecita aumentada?Terá a cabecita aumentada/desigual?E como saber o q aconteceu para ter isto?nao me lembro de ter tido nenhuma doença (infeccao viral, por ex, q foi o q o ecografista me perguntou) e as analises nao devem ter acusado nd tb pois a medica nd me disse...
    eu sei q o meu caso nao é grave, nem tenho palavras para imaginar as mamãs cujos casos sao mais graves,mas espero q o meu testemunho,apesar de td favoravel,dê força e esperança (afinal,mal ou bem,regrediu..).Ainda nao é final,mas com bons prognosticos...
    bjs e mt força a todas!
    Clau

    ResponderEliminar
  66. Querida Clau, obrigada pela tua partilha! Felizmente, aparecem muitos casos como o teu. Situações em que há uma regressão, estabilização dos parâmetros da ventriculomegalia e ainda há casos em que o líquido acaba por fazer o seu percurso normal e tudo regressa a normalidade. Estes casos são mais frequentes do que qualquer uma de nós possa sequer imaginar. Há ainda muita coisa por explicar na medicina e esta é uma delas, daí a falta de informação. Eu própria desconhecia estas situações e só depois de vivenciar a minha é que fui questionando os médicos, pesquisando e pedindo relatos que pudesse ajudar mães como nós.
    A minha esperança em cada caso que aqui aparece, é que haja uma regressão e rezo sempre por isso. Acredito que sempre podem acontecer casos como o teu. Deves fazer a ressonância, mas estou certa de que o teu caso vai ser de sucesso e teu bebé vai estar bem e será saudável e perfeitinho.
    O facto dele ter tido uma ventriculomegalia, não quer dizer que tenha sequelas e não terá a cabecinha grande. A cabeça com um perímetro acima do normal acontece em casos muito graves de hidrocefalia, ou seja quando a ventriculomegalia evolui e os diâmetros aumentam de tal forma que passa de uma ventriculomegalia a hidrocefalia.
    Como tu dizes e muito bem, não há só maus prognósticos, há muito bons prognósticos também e fico feliz por haver quem os partilhe connosco para podermos sossegar muitas mães que não encontram a informação que pretendem.
    Os médicos não gostam de fazer prognósticos porque antes do bebé nascer tudo é incerto, tudo pode mudar e é sempre arriscado fazer um diagnóstico peri-natal. Ainda que compreendendo a posição de um médico, nós como mães temos o direito de ser devidamente informadas, para podermos agir com cuidados, precauções que devem ser tomadas e que muitas vezes não as tomamos precisamente por desconhecer que nosso bebé tem um problema.
    De coração rezo para que tudo vá correr bem e estou verdadeiramente certa de que tal vai acontecer. Peço-te que nos vás dando notícias.
    Abraço forte de mãe

    ResponderEliminar
  67. Olá a todas,

    Fiquei muito Feliz por estas últimas mensagens, foram boas! O facto de haver a hipótese de regredir, deixa-me muito esperançosa...
    A minha médica realmente não me adiantou muito assunto em relação à situação do meu bebé. Na próxima terça-feira dia 22 Março, vou fazer mais uma eco, estou muito ansiosa, mas com muita esperança de ter boas notícias...
    Um bjnho a todas
    Silvia Pereira

    ResponderEliminar
  68. Olá, estava navegando pela internet, quando por um "acaso" encontrei seu blog!Li todos os comentários é realmente angustiante ter diagnostico de alguma anormalidade com nossos bebês!Sei porque passei por isso com minha pequena Isabella. Fiz a USG morfológica, onde descobri apenas que era menina e não deu nenhuma alteração nesta. Mas na seguinte, o médico mencionou uma leve dilatação do ventriculo direito e me pediu pra conversar com meu obstreta.Liguei para ele na mesma hora, estava desesperada, sem saber do que se tratava. O "imbecil insensível", pediu que eu fosse em seu consultório somente na segunda feira (era um sábado). Eu e meu marido estavámos em pânico.
    Fomos a igreja rezar pra Deus, para que ele nos amparasse num hora tão difícil, nos desse força, coragem,sabedoria e disernimento pra enfrentar aquela situação! Saindo da igreja tive a idéia de irmos com a USG ao Hosp. da Mulher em Marília, onde morávamos na época.E para nossa grande surpresa...a obstreta que estava de plantão, naquele momento estava fazendo tese de mestrado a respeito do que? ventriculomegalia!!!!Sabia tudo sobre o assunto!!! conversou conosco, nos explicou detalhadamente do que se tratava, e de certa forma nos tranquilizou.Era leve e somente do lado direito, mas tinhamos que fazer USG semanal, e caso aumentasse teria que induzir o parto, estava com 34-35 semanas. Era um momento pessoal muito difícil, porque além disto, estava sozinha em casa, pois meu marido trabalhava em Sorocaba durante a semana, só vinha pra casa de final de semana, tinha meu filhinho com 2 anos e 6 meses. Minha família e a do meu marido morava toda em SP....estávamos numa situação financeira bem delicada! Realmente uma provação! Diante de tudo isso...eu rezava muito e conversava muito com a Bella.Com 36 semanas, logo depois de cantar parabéns pra minha mãe, que estava lá pra ficar comigo, comecei a sentir contrações, fui para o hospital e se a Isabella não tivesse adiantado a chegada o meu útero teria rompido...pois estava tão fino, que a obstreta disse que dava pra ver o cabelo da nene, dentro do meu útero! ela literalmente me salvou...
    nasceu com um pouco de dificuldade respiratório, afinal era prematura (8 meses), foi pra incubadora,UTI NEO,teve icterícia, ficou 13 dias. Assim que nasceu fez USG e em seguida Tomografia, o neopediatra veio conversar conosco...estava ansiosa pra ouvir o que ele teria a dizer. Ele nos disse que a tomo na opinião dele muito provavelmente fazia parte da morfologia dela,com causa desconhecida, pois fiz exames de doenças que poderiam ter causado tal pbl, como por ex. a toxoplasmose, que foi negativo... questionei com relação a limitação, alteração ou dificuldade no desenvolvimento dela, ele me disse que talvez pudesse adiar um pouco a fala, o andar, alguma dificuldade de aprendizado, mas de era preciso acompanhamento até os 2 anos com neuropediatra e tomos frequentes.Mas graças a Deus, e a todos os anjos que colocou em nossas vidas, como a médica Carla Bicudo Ramos e muitos outros.Depois de vários exames periódicos, o neurocirurgião deu alta para Isabella, pois não houve nenhum aumento desde a descoberta da anomalia, ficou estagnado! E a neuropediatra que a acompanhava nossa princesa até 1 ano e 6 meses também deu alta. Uma alegria intensa e sensação de alívio tomou conta dos nossos corações! A Bella não teve nenhum tipo de atraso, muito pelo contrário! Hoje ela tem 5 anos, está no Jardim II, é linda, saudável, inteligente, simpática, e muito carinhosa. Uma criança extremamente feliz!
    Somos agradecidos a Deus por tudo...pelas experiências que vivemos, pelas lições aprendidas, pelos anjos que encontramos que nos ajudaram na nossa jornada.E principalmente pela filha maravihosa que nos foi dada! Espero sinceramente que de alguma forma meu depoimento possa ajudar, confortar, esclarecer e principalmente mostrar como a fé em Deus é importante em nossas vidas. " Pegadas na areia", leiam este poema maravilhoso! um forte abraço, com carinho Simone

    ResponderEliminar
  69. Querida Nalia,
    Obgda pelas tuas palavras e pelo teu pensamento positivo/força!!
    Fiz agora eco as 29 semanas. Milagrosamente, ventriculo "maior" regrediu e apesar de ainda ligeiramente maior, estao quase iguais: 5,2 e 7,6 (este o q estava aumentado - que nao so diminuiu como ficou mt mais prox da medida do esqº). COntinuo a achr q a minha atitude positiva, ajudou (e sbtudo nao ter contado a mais ng, e a todas as pessoas q perguntam se esta td bem, responder q sim, e esquecer, com esperança no melhor...). Ainda farei resonancia magnetica, penso (so pra semana tenho nova consulta com Obstetra), e tenciono perguntar se ainda poderá haver mais vigiliancia, sequelas, etc...
    Parece-me uma historia com final feliz (ainda q haja vigilancia, passou o pior e isso é o q realmente interessa).
    A todas as mamãs a quem isto possa acontecer, so posso desejar muita e muita sorte, mta força, mt mas MUITO pensamento positivo porque faz TODA a diferença... para tudo aquilo que ultrapassa a ciencia, contamos com as nossas energias positivas, com o nosso cerebro, com a capacidade inerente que temos de autoregeneraçao, de autoimunidade, de autocura (que ate a ciencia ja admite que existe ainda q seja ainda terreno obscuro!!), com o positivo do psicossomatico... porque fazem a diferença! E realmente acreditar que vai correr tudo bem.
    Um forte abraço,
    Clau

    ResponderEliminar
  70. Ola Nala tenho vivido dias angustiantes desde que descobri q minha pequena tem ventriculomegalia bilateral. Descobri quando fui fazer a ultra morfologica, pois a dilatação estava em 11mm. Entrei em panico quando descobri. Tenho pedido muito a Deus aos meus santos de devoção saude a minha pequena e calma ao meu coração e pensamentos. Fiz uma outra ultra e a dilatação esta em 12,1mm, a medica me disse q esta estavel, uma vez q minha pequena não apresenta mal formações e meus exames deu imunidade a algumas doenças. Mas mesmo assim continuo na incerteza. Rezo todos os dias p Deus me dar força e saude a minha pequena. Irei fazer outra ultrasom no dia 20/04, mas não consigo parar de pensar no assunto. Cada vez ma assusto mais ao ler sobre o assunto. Mesmo os medicos dizendo p ficar tranquila. Penso q vc deve ter passado pelos mesmos dias de angustias, né?? Obrigada por ter este blog.

    ResponderEliminar
  71. Estou desesperada!! não paro de chorar por um minuto sequer, minha vida não é mas a mesma. Com 29 semanas descobri que meu bebê esta com ventriculomegalia bilateral, com medidas de 17mm e 18mm, foi como uma bomba... estou como se estivesse num estado vegetativo.. dói demais!!!, se tivesse disgnosticado no inicio com certeza interromperia.. mas agora... só sei chorar..Não acredito mais em nada.. Nem em Deus!
    Meu marido também esta sofrendo muito... já tem um filho com down e agora..

    ResponderEliminar
  72. Minha querida, neste momento não há palavras que consigam acalmar o seu coração, porque parece que o mundo te caiu aos pés.
    Mas procura não te revoltares contra Deus, pede ajuda a Ele. Procura encontrar uma resposta do que deves fazer, nos mais pequenos pormenores.
    Sei que nem conseguirás sequer olhar o mundo da mesma forma...mas por alguma razão Deus entendeu que tu e o teu marido seriam a família perfeita e forte para aceitar um bebé tão especial.
    Todas as crianças diferentes são muito especiais. Elas nascem com capacidades interiores que nós desconhecemos. Acredita em mim, minha querida que tudo tem uma razão de ser.
    Vais ver que um dia, virás aqui partilhar o quanto foi uma dádiva receber este bebé.
    Tudo vai correr bem, se aceitares o que tiveres que decidir.
    Muita muita coragem.
    Rezarei por vocês.

    ResponderEliminar
  73. E no último exame.. suspeita de sindrome dandy walker, o que falta mais, pergunto eu a Deus??
    Não sou Jó nem tenho vocação para tal, isso é muito sádico... Irei no Frei Luiz aqui em Boiúna-RJ, lá fazem cirurgias espirituais, essa quarta, minha esperança ainda não morreu completamente... na verdade! vou marcar a ressonância magnética, para avaliar até que nível foi afetado..ainda com um pouco de esperança no meu coração...
    Parto da premissa, se eu fiz eu pago...não é justo que um bebê puro pague por algo, sei lá... nem sei o que pensar...

    ResponderEliminar
  74. Olá estou com 33 semanas de gravidez e um exame mostrou que há uma dilatação no ventrículo lateral está com medindo 11,9 mm, estou desesperada não sei mais o que pensar tenho tanto medo de perder o meu filho quando ele nascer.

    ResponderEliminar
  75. Ola meu nome é mara estou desesperada tmb, pois estou gravida de 26 semansa e descobri que minha bebe tem hidrocefalia grave e tambem uma alteração chamada Agenesia parcial cerebral que eu ainda não sei o que é mais que me deixou ainda mais preocupada, vi os seus comentarios e vi que vem ajudando muitas mães espero ter forças assim como vc pois o medico me mandou se preparar para o pior mais sei que não vou aguentar estou sofrendo muito...muito obrigado mara

    ResponderEliminar
  76. Ola mamãe!
    Meu nome é Angelica e com vinte semanas de gestaçao fiz o uta pra ver o sexo do bebé,nao deu pra ver,mais deu pra que ela estava com um excesso de liguido na cabecinha,na hora desesperei e perguntei o que seria isto.Ela mim respondeu que poderia ser hidrocefalia se o liquido almentasse.Passando 15 dias viz novamento o utra e o liguido nao almentava e nem demunuia,fiquei muito feliz.Passando mais 15 dias fiz mais um utra,luiza deszenvolvia bem e o liquido nao almentava e nem deminuia.Com 31 semanas fui a um especialista pra ver o que realmente estava acontecendo,chegando la fiz mais um utra e ele mim disse que seria melhor eu ir pra BH fazer uma consulta com uma equipe especialista em fetos,por que nao sabia esplicar o que estava acontecendo com a bebe,forao momentos de dessispero.Eu e meu marido corremos pra BH,chegando la fiz a consulta e mim pedirao pra fazer mais um utra,ao fazer aquele utra com 34 semanas e 6 dias eu via os meus sendo destruidos,o coraçaozinho da FILHA nao batia mais,foi os minutos mais triste de toda minha vida.O medico disse que foi o melhor pra ela e pra mim,por que era uma ventriculomegalia da piores e ela talves nao poderia falar,andar,etc,serio dependente pra vida toda.Hoje nao sou a mesma...Felicidade nao sei o que é mais.Espero mim recupera a cada dia.Mamães força sempreee

    ResponderEliminar
  77. Boa tarde, ás 28 semanas de gravidez começei com contraçoes, não sabia o que era fui de imediato para o hospital, na qual fiquei internada logo de repouso absuluto as 29 semana fizeram-me eco na qual viram que a minha bebé tinha liquido no ventriculo esquerdo 9,6 e que a minha bébé era muito pequenina para o tempo de gestação. Fiquei em panico nesse mesmo dia tive alta depois de uma noticia destas. Não parava de chorar meu marido foi ter comigo ficou de rastos e preocupado. Os medicos só me diziam para ter calma e repouso muito repouso em casa e esperar até há proxima eco dia 13 de junho então imaginem como eu fiquei não conseguia estar em casa sem saber nada da minha bebe fui fazer outra eco 3D na qual vi a cara da minha bebe ela linda. O medico disse-me se não aumentar não ha perigo mas se aumentar ai sim é grave. Agora estou em casa aguardar a outra eco no hospital o medico so me disse para ter fé e muita calma, pois tudo o sentimos passamos para o bebe, rezo todos os dias pela minha bebe, mas sempre com o coração nas maos. agradeço se alguém estive com o mesmo problema e tiver mais informações me informe. Obg e so peço a deus que ela seja perfeitinha e soudavél. E que tudo corra bem pois eu tento estar calma e sempre positiva mas no fundo temos um medo tão grande.

    ResponderEliminar
  78. Querida,
    Há realmente grandes probabilidades do liquido do seu bebé diminuir e ate voltar ao seu percurso normal..
    Procura mesmo descansar. Faz repouso absoluto e procura pensar que tudo isto vai ter um fim, com final feliz. Não é alarmante o que se passa com a tua bebé. Aguarda por dia 13, mas procura serenar teu coração...o médico tem razão:passamos tudo para os nossos bebés. Deus vai ajudar-te querida! Deus te proteja

    ResponderEliminar
  79. Estou escrevendo pois estou desesperada. Estou com 26 semanas de gestação e fiz uma ultra morfológica ontem e o resultado foi: POLO CEFÁLICO: ÁREA ANECÓICA MEDINDO 4MM, SUGERINDO DILATAÇÃO VENTRICULAR. REAVALIAR APÓS 28 SEMANAS...
    Estou muito preocupada porque estou pesquisando sobre isso na internet e só vejo coisas ruins...Por favor me ajude!!! Aguardo uma resposta...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  80. Oii,,,

    Sou Gabrielle e me vejo em uma situação muito complicada, pois tenho um filho de 4 anos que com 1 ano e meio operou a cabeça com um tumor de quase 5 cm...Foi muito difícil pra mim. E agora fiz uma ultra do meu segundo filho que é uma menina, e o polo cefálico deu dilatação de 4 mm...Após duas semanas exatas a dilatação aumentou para 6mm...Não sei o que fazer nem o que pensar pois só tenho consulta com minha médica daqui duas semanas...Estou desesperada....................Me ajude por favor! 06/08/11

    ResponderEliminar
  81. Cinthia
    Olá
    estou desesperada, angustiada pelas as incerteza..hj minha cunhada fez USG e minha sobrinha esta com 37 semnas e 3 dias, e foi detectado presença de dilatação do ventriculo lateral E e discreta hidrocefalia...estou mto preocupada,pois é um valor mto alto, sendo enquadrado em ventriculomegalia severa..no entanto esta atingindo apenas o ventriculo lateral E!! nao sei como pode ser prognostico, estou mto aflita!!
    Por isso so peço que Papai do ceu abençoe com mta saude, minha sobrinha que esta prestes a nascer.
    se alguem passou ou eta passando por experiencia semelhante, por favor me de informações!!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  82. Gabrielle, muita luz e muita paz é o que lhe envio. Não imagino sua dor...rezarei para que tudo fique bem com vocês.

    ResponderEliminar
  83. Cinthia, pelo que me diz, parece-me um quadro de hidrocefalia ligeira. Até ao nascimento, pode ocorrer muita coisa no sentido de não piorar, mas mesmo que nasça com hidrocefalia ligeira, será uma criança normal, com algumas limitações.
    Que Deus vos abençoe. estarei aqui a rezar!!!

    ResponderEliminar
  84. Ola mamães abençoadas por Deus,sou Angelica, ja contei a minha historia aqui,foi muito triste mais tem se passado 5 meses e 5 dias que infelismente perde minha unica filha com ventriculomengalia,olha Deus faz tudo na hora certa e com a pessoa certa,ele permite que coisas assim acontece pra que futuramente possamos contar a vitoria é doloroso é!Mais é o melhor para nos e nossos filhos.Força pra todas vc,nao cai uma folha seca se Deus nao permitir.Estarei orando por todas vcs e pra quem crer em Deus e espera por um milagre ligue para este numero e fale com Andreia Gil,pede ela oraçao por seus filhos,ela fara uma campanha de oraçao com farias irmãs usada por Deus e se vcs crerem no milagre, Deus fará o seus filhos vim com saude e perfeiçao,por que Deus é perfeito.Fique com Deus

    ResponderEliminar
  85. Ola mamães abençoadas por Deus,sou Angelica, ja contei a minha historia aqui,foi muito triste mais tem se passado 5 meses e 5 dias que infelismente perde minha unica filha com ventriculomengalia,olha Deus faz tudo na hora certa e com a pessoa certa,ele permite que coisas assim acontece pra que futuramente possamos contar a vitoria é doloroso é!Mais é o melhor para nos e nossos filhos.Força pra todas vc,nao cai uma folha seca se Deus nao permitir.Estarei orando por todas vcs e pra quem crer em Deus e espera por um milagre ligue para este numero e fale com Andreia Gil,pede ela oraçao por seus filhos,ela fara uma campanha de oraçao com farias irmãs usada por Deus e se vcs crerem no milagre, Deus fará o seus filhos vim com saude e perfeiçao,por que Deus é perfeito.Fique com Deus

    ResponderEliminar
  86. esquece de passar o nemero [041]73 9104 4769 é da tim

    ResponderEliminar
  87. sao paulo 19 de agosto de 2011,

    SOU UM FUTURO PAPAI, boa noite, hoje fizemos o tereceiro ultrasson depois de um susto que eu e minha mulher tivemos, nosso nenem tinha uma ventriculomegalia leve, 11,8 e 10,6 possivel de uma infecção congenita, o mundo desabou, mais nunca desistimos da fe em DEUS tinhamos so esta certeza, pensamentos positivos, pedimos para deus desviar pensamentos ruins, e rezar, orar muito.
    quem ja passou por este susto sabe do que estou falando, todos os medicos nao comentam nada, não falam nenhuma palavra de conforto, simplesmente diz que fazemos esperar os proximos exames, doutor pode diminuir? RESP: e dificil, isto para nos e o fim do mundo.
    hoje com 27 semanas e 1 dia fomos a outro ultrasson, com uma vibração positiva como nunca, GRAÇAS A DEUS diminuiu significativamente, 9mm dos dois lados, e so hoje o doutor me disse que pode diminuir mais.

    POIS BEM MAMAES TENHAM FE EM DEUS, NUNCA DESISTAM, NUNCA DESACREDITEM, PENSAMENTOS POSITIVOS. OREM REZAM CONVERSEM COM DEUS. ACREDITEM.

    DEUS OBRIGADO POR ESTA BENÇÃO, AGRADEÇO MUITO AO SENHOR POR MEU FILHO ESTAR BEM, SAUDAVEL EM PAZ

    vou rezar por voces mamaes,
    TENHAM FE EM DEUS.


    PARABENS PELO BLOG

    ResponderEliminar
  88. Olá, Estou passando por um período difícil, meu bebe esta com os dois ventriculos com aumento de líquido, fiz eco com 34 semanas e um com 18mm e o outro com 19mm, estou apavorada! O que pode acontecer com ele quais causas e quais seriam os procedimentos medicos a serem realizados? Como posso ter algum tipo de contato com alguem que tenha um filho que teve o mesmo problema na gestaçao?Abraços desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  89. Minha querida, eu descobri às 34 semanas que a minha filha mais nova tinha aumento de líquido nos ventrículos, que evoluiu para uma hidrocefalia. No meu caso, as coisas não correram bem, mas cada caso é um caso e tudo pode acontecer. É importante que faça ecografias semanais e uma ressonância magnética para perceber melhor quais os problemas do seu bebé. Os médicos podem realizar uma cirurgia quando o bebé nascer. Cada vez mais, a medicina está a evoluir e as condições do seu bebé podem melhorar. Procura, acima de tudo, pensar que (ainda que pareça o pior) ele vai ser forte e vai ficar bem, contra tudo o que possam dizer. Se precisar de mais algum pormenor específico, vai até meu mail. Muita coragem e acima de tudo procura os teus pensamentos mais positivos!!!

    ResponderEliminar
  90. OI Nala, é, sou Paulo... Nosso anjo chegou ontem com 35 semanas com ####15mm esquerdo e ####20mm direito associada a microcefalia### importante com diminuição importante do córtex, calcificações no bulbo, ponte e mesencéfalo. Meu..., nossa vida acabou, choramos (eu e minha esposa) todos os momentos. Falo que o Pedro é lindo, pequeno por ter nascido com 36 semanas, mais um anjo com aspecto normal.

    ResponderEliminar
  91. continuação(Paulo)... Isso é que mais dói, sabemos que suas lesões são irreversíveis. É muito forte, não conseguimos disfarçar nem para nossa filha de 8 anos que acredito estar em pânico. Poxa, cadê DEUS, ........
    Por gentileza, vc sabe de algum trabalho de porcentagem de sobrevivências desses casos, Hoje ele tem reflexo de sucção presente podendo ser alimentado via oral, chora, fezes e urina dentro da normalidade. Mas ... só, não conseguimos nem curtir isso tamanho são as lesões causadores de sofrimentos futuros. Desculpe-me pela carta, neste momento choramos, e é assim que é. Designo de DEUS ... puxa...descupe-me novamente .. valeu

    ResponderEliminar
  92. Bom dia Paulo. Antes de mais meus parabéns pelo nascimento de vosso anjinho.
    Pelo que conheço, os casos de microcefalia têm muito mais hipóteses de sobrevivência do que casos de hidrocefalia. No entanto, tudo depende de doenças associadas, síndromes ou lesões.
    Normalmente, as crianças com microcefalia, são muito resistentes e umas verdadeiras guerreiras.
    Tudo o que sentem neste momento é tão normal e natural...Sei que nesta fase, parece que tudo acabou, o mundo desabou sobre vossas vidas e a única coisa certa que te posso dizer, é que o tempo ajuda a reorganizar a nossa cabeça, a nossa vida. Demora algum tempo a fazer este trabalho pessoal e familiar, mas ele acontece e um dia, vocês encontrarão serenidade e vontade de lutar junto do Pedro. Ele será certamente um lutador e guerreiro e vocês sairão muito mais unidos nesta luta de suas vidas.
    Muita muita coragem e daqui vai muita paz.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  93. Olá eu sou Luana ,ontem descobrir que minha menina esta com ventriculomegalia ,estou com 20semanas de gestacao, eu e meu esposo ja amamos muito ak na net so achamos coisas horriveis resolvi nao mais pesquisar,mas vc pode me ajudar será q com quanto tempo ela pode fazer a circurgia? pode ser de parto prematuro?força para todos nos...DEUS nos ama muito e nao nos desaparará.AMem

    ResponderEliminar
  94. Querida Luana, a ventriculomegalia pode ser leve, moderada ou severa. Primeiro é importante ver que valores sua menina tem para poder avaliar melhor a situação. As coisas que vêm na net são sempre muito mais horríveis. Fez bem em parar de pesquisar..Sua bebé pode ter apenas uma ligeira ventriclomegalia que até pode passar até final de gestação. Se for mais grave, pode ser feita cirurgia e tudo ficará bem. O parto pode ser prematuro, se a menina não estiver bem, o nosso corpo acaba por expulsar o que não está bem. Mas calma, são só cenários e suposições. Tudo pode ser apenas um susto. Procure fazer mais exemes com os médicos para poder avaliar melhor a situação.
    Não perca a esperança e muita muita coragem para enfrentar esta etapa da sua vida.

    ResponderEliminar
  95. Querida Luane descobrir a ventriculomegalia da minha filha tambem aos 20 semanas de gestaçao,de 15 em 15 dias eu fazia o utrason e segundo os medicos se o liquido almentasse poderia ser problem,ja havia feito uns 4 utra e o liquido nao almentava e nem diminuia.Entao fui para capital em um especialista de fetos e ja era tarde ja estava com 31 semana e a minha bebe ja na estava bem e chegou a falecer dentro do meu ventre,esperava por um milagre,mais creio que Deus fez o melhor pra nos duas.Entao minha linda pode nao ser grave,mais tambem pode ser grave,e se vc procurar um especialista o mais rapido possivel,eles pode tirar o exesso de liquido,quando mais cedo melhor é para o tratamento.Fique calma,creia em Deus e lute junto com sua filha,creia no milagre.Tudo é possivel para aquele que crer e nao cai uma folha da arvore se Deus nao permitir.

    ResponderEliminar
  96. Deus te abençoe e que tua filha esteja em paz!

    ResponderEliminar
  97. ola boa tarde

    sou a sofia , e tenho 23 semanas de gestação, e quando fui fazer a ecografia morfologica às 21 semanas , a médica encontrou um pequeno problema no meu menino "Martim" , mandou me ir dar uma volta durante a ecografia , e so depois de duas horas voltei lá , senti o mundo a desabar pois nao sabia o que seria , e o que ela me iria dizer quando voltasse lá , bem passado as duas horas , ela lá examinou o bebé , viu tudo e ia dizendo que estava tudo bem e que ele era bastante perfeitinho , mas quando chegou a parte da cabecita , começou por dizer que ele sairia ao pai, pois o meu marido tambem tem a cabeça grande , mas eu perguntei se era grave e ela disse que nao mas que tinha de fazer mais exames e nao me deu logo o resultado ,e disse que tinha os ventriculos aumentados , passados uns dias a carta da ecografia chegou a casa , e eu abri logo ,e no relatorio diz: ventriculomegalia bilateral de pequenas dimensoes 10.4mm e 10.2mm , e a restante morfologia estava bem . De tarde fui logo mostar o exame a minha GO e ela disse que tinha de fazer amnioentese com urgencia devido a 7-11 ja ter 22 semanas , e la fui eu para o hospital com o coração nas maos sem saber o que fazer , pois independentemente do resultado eu nao irei interromper a gravidez, falei com varias medicas e elas tranquilizaram me mas iam sempre dizendo que poderia ter algo ou nao, e amniocentese era uma forma de terem mais dados, e marcaram para dia 8-11 , correu bem em si a picada , o meu bebé meche-se muito , mas senti varias dores, e repousei absoluto tres dias , e hoje sinto me angustiada à espera do resultado que nesta quinta ja la vou saber...
    a minha médica tambem ja marcou a ressonancia magnetica por volta das 26 semanas.
    Deus me ajude e me ilumine , pois quero muito ter este filho , e sinto medo , sem saber o que ele podera ter.
    espero que me ajudes com o teu testemunho , fartei me de chorar ao ler o que aconteceu contigo , mas espero que Deus nos guie a todas , e que todas a mães que passem pelo mau bocado , como eu estou a passar , recebam conforto e carinho das pessoas que mais amam...
    tenho a sorte grande em ter um marido como o meu que me ajuda em tudo mas tudo mesmo...

    obrigada

    espero receber uma boa noticia

    beijinhos grandes

    sofia ribeiro

    ResponderEliminar
  98. Querida Sofia,
    És uma mulher de muita coragem e muita força. De alguma forma, sinto isso nas tuas palavras.
    Os valores da tua bebé podem regredir, estagnar e não chegar ao ponto de aumentar. É essa confiança que tens de procurar alimentar. Procura repousar muito, falar com o teu Martim dando-lhe a confiança de que não vais desistir dele (eles sentem isso). Hoje, de alguma forma, e por muito que me doa dize-lo, mas acabei por desistir da minha Rita, porque me centrei demasido na minha dor e no sofrimento dela. Por isso, hoje procuro dar o conselho às mãmãs no sentido de mostrarem aos seus filhos que estão ali e tudo irá correr bem. Minha querida, confia, pensa positivo e estou certa de que Deus vai iluminar-vos. Muita muita força e se precisares, manda-me mail.
    Um grande grande abraço,
    Mara

    ResponderEliminar
  99. Ola querida Mara ,
    obrigada pelas tuas palavras , com a fé e a graças de Deus , eu la consegui ganhar forças para que no dia 17 de Novembro nao estivesse muito nervosa, como tinha estado nos dias anterios, e ai sim , la fomos para a consulta por volta das 18.30h e quando chamaram pelo meu nome para entrar o meu coração bateu tão forte e algo me disse que estava tudo bem , foi uma estrelinha la do céu que me iluminou , mal entramos no consultorio e a doutora disse que os cromossomas do meu bebé estavam normais eu agradeci tanto a Deus pela boa noticia , ela nao tinha mais resultado nenhum pois o relatorio completo da amniocentese ainda nao estava concluido ,devido au tao curto tempo , mas foi muito bom saber que anomalias graves ele nao tinha , os meus olhos naquele momento nao paravam de brilhar , e os do meu marido igualmente , pois foi um alivio no nosso coração.
    Contudo a doutora nao deixou de marcar a ressonancia magnetica fetal , e ai eu fiquei com medo de novo , sou muito jovem e nao queria mesmo estar a passar isto tudo , ainda para mais gravida do primeiro filho e tao desejado quanto esta a ser ...fiz varias perguntas a medica para que me esclarecesse se tudo , quanto a RM , pois já fiz varios taques a coluna devido a uma ernea discal e um deles teve que ser com contraste, e tenho tanto medo que este exame tenha que ser de contraste , é super doloroso , custou me imenso , mas se tiver que ser, pelo Martim tenho de fazer tudo, e nao desisto mesmo de lutar por ele , ja o sinto todas as horas ...e é maravilhoso e fantastico , nós mamãs apegamo nos tanto a estes pequenos seres dentro de nós que so vivemos por eles, se nao fosse ele , acho que ja nao estaria aqui, sou muito fragil e vou a baixo muito depressa , ele será a minha razao de viver neste mundo ...espero que com este testemunho ajude outras mamãs que estao a passar por isto , e com ajuda de Deus nós vamos conseguir ultrapassar todas as pedras que se atravessam no nosso caminho.

    beijinho grande Mara
    muita força:P

    Sofia

    ResponderEliminar
  100. Querida Sofia, confia e acredita da forma mais poderosa que consigas em como o teu Martim vai ficar bem. Nestes tempos, algo positivo já aconteceu. Haver uma diminuição dos valores é de facto muito bom prognóstico e sinal de que há motivos para confiares. O Martim é forte tal como tu que lhe ensinaste isso. Continua a ter essa força, por TI, por ELE.
    Alguém disse: as pedras do meu caminhos, guardo-as todas, e um dia construirei um castelo...

    ResponderEliminar
  101. olá estou precisando de informações de alguma clinica especializada em medicina fetal com neurocirurgião fetal, pois meu sobrinho está com ventriculomegalia unilateral, e na nossa região não temos...por favor alguém nos ajude..

    ResponderEliminar
  102. Oi querida ,sou eu luana que comentei dias atras...fiz a morfolágica realmente minha bebe tem vetricolomegalia moderada to fazendo acompanhamento e nao está aumentando,mas todo problema agente fica preocupada ja estou bem melhor agora ,Deus tem sido fiel a mim por ter me dado força...bjossss
    somos vitoriosas Amem

    ResponderEliminar
  103. Oi nala,meu nome é shirley e gostaria de conversar com vc sobre ventriculomegalia.
    meu email é robsoncpedrosa@ig.com.br
    estou gravida de 21 semanas e recebemos no dia 19/12/2011 a noticia de uma morfologica.
    meu mundo caiu e meu marido tentou me consolar mas tamBém esta com o coração nas mãos.procurei na internet mas é tudo muito em termos tecnicos e num momento encontrei vc que me passou tantas informações que fiquei com uma esperança enorme de quem sabe talvez meu bebe não sofra.
    mas o pior de tudo é que meu GO não me deu atenção e não me atende mais.esta me ignorando .
    me encaminhou para um hospital especializado mas só tem horario em fevereiro.estou desesperada com medo de esse tempo todo o quadro dele se agrave.não conheço niguem com esse mesmo problema e queria muito conversar com quem já passou por isso.por favor me de sua orientação.obrigada e fica com DEUS!!!

    ResponderEliminar
  104. Querida Luana, tudo irá correr bem. Mantém a tua fé e confia em toda a tua força. A ventriculomegalia pode estagnar e até regredir. Muita coragem e muita positividade.
    Um abraço de mãe

    ResponderEliminar
  105. Para quem me escreveu a 21 de Dezembro, por favor deixe mensagem no meu mail: maragalante@hotmail.com, para eu poder apoiá-la nalguma informação. Não sei qual a sua região.
    Muita coragem!

    ResponderEliminar
  106. Shirley, vou escrever-lhe para o mail minha querida. Muita coragem para enfrentar essa luta!!!

    ResponderEliminar
  107. Ola, estou chocada com tantos casos semelhantes. Na passada semana tbm fiz uma eco morfológica e o meu menino de 25 semanas de gestação tbm tem um aumento no ventriculo posterior cerebral com cerca de 10,2 mm. O médico nada me disse apenas k tinha k ser encaminhada para o alto risco.Como ja sou mae de outros dois casais e nada de semelhante aconteceu surgiu a coriosidade e vim verificar o k ker dizer ventruculomegalia ligeira e aki estou eu nervosa e ansiosa, ja estou á espera de ser chamada e se tiver k fazer tbm uma ressonancia magnética k foi sugerida na eco terei de ir pra lisboa.Essa noticia mal expicada foi uma surpresa e uma oferta de natal tao indesejada. Foi uma surpresa saber a tao poucos meses k estava gravida de novo, porke a um ano e dois meses fui mae pela 4 vez de uma tao linda menina e para mim ja xegava ter dois casais. Não desejava mais chorei ao saber k tava gravida de novo mas logo logo quando fiz a eco fiquei louca de felecidade de ter mais um menino e tar tudo bem. Hoje nao encontre consolo nem respostas para tal. So pesso a deus k tudo corra bem e k fosse um erro do medico, axo k é o k todas as maes desejam quando surge alguma duvida. Queria desejar td de bom para quem aki se encontra com casos semelhantes e força para quem perdeu seus bebes, e para quem se encontra nas mesmas situações.

    ResponderEliminar
  108. Minha querida Sónia, procure seguir todas as indicações do seu médico e tente pensar que a situação pode-se reverter, ou seja pode estagnar, reduzir. Se focar o pensamento nesta ideia, tudo correrá bem. Deus estará sempre ao seu lado. Abraça todos os teus filhos, teu marido, abraça-te a ti própria e confia que no fim tudo ficará mais sereno. Desejo de coração muita muita esperança e que tudo corra bem com o seu bébé e consigo! Um feliz 2012.

    ResponderEliminar
  109. OLA.
    Ontem fiz uma nova ECO e felizmente as noticias foram boas em duas semanas o tamanho passou de 10.2 para 8.03, ficamos tao felizes os ventriculos estao todos dentro da normalidade, temos a esperança k o nosso bebe vai nascer sem qualquer problema.Em breve quero deixar o testemunho do nascimento dele, e k tudo correu bem.Em Abril ele estará ao nosso lado.Para todos os pais k aqui se encontrem seja k motivo for queremos deixar todo o nosso apoio, forças e mt felecidade. Beijinh querida Nala por toda a sua força e apoio que tens dado a todas as pessoas que procuram consolo. Forças e muitas felecidades.

    ResponderEliminar
  110. Olá, Meu nome é Ivo Jr minha esposa está com 22 semanas e 2 dias e ha um mes descobrimos que nosso bebe esta com ventriculomegalia, e hj as 14:20 vamos ha um neurologista para ele avaliar a ultrasom que fizemos hoje, mas a verdade é que estou desesperado e começei a ler essas histórias e agora estou com mais medo ainda, n sei o que pensar, nem o que fazer, n sei o pq disso, o que meu filho tem pelo amor de Deus, será que ele não tem chance de ser uma pessoa normal ? n sei como funciona aqui, ainda nao contamos ha ninguem pq não quero que sofram, minha mãe vai fica desesperada estou com medu do que possa acontecer de como minha vida vai ser daqui pra frente. Se alguem puder me ajudar de alguma forma eu agradeço. Obd.

    ResponderEliminar
  111. Ivo,

    É natural que esteja assustado e com muito receio, mas não existem casos iguais. O facto de haver situações mais difíceis não quer dizer que o caso do seu filho seja. POde haver uma regressão de valores, pode estagnar a ventriculomegalia. Ele pode ser uma criança normal, sem problemas.
    Não fique pensando o pior. Procura acalmar teu coração e o da sua esposa. É mesmo importante que ela se mantenha positiva e com esperança de que vai se reverter. Isso é mesmo fundamental (não falo de cor), falo mesmo com conhecimentos de causa. Muita coragem. Se precisar de mais informações ou mesmo desabar, sinta-se a vontade para me escrever:maragalante@hotmail.com.
    Muita muita força para vocês

    ResponderEliminar
  112. Minha cunhada descobriu que a nenem tinha hidrcefalia entre os 4/5 meses de gestação... foi uma noticia muito dura para todos... esta marcado para o próximo domingo dia 11 a cesaria dela e estamos todos apreensivos, pois os médicos não falaram muita coisa... o que sabemos é que o caso da nenem se agravou a cada mês... essa semana vai demorar uma eternidade para passar...

    ResponderEliminar
  113. Muita coragem, muita esperança para todos vocês. Cada situação é diferente da outra. Às vezes, tudo muda e o que parecia tão grave, pode tornar-se menos grave.
    Desejo de coração que tudo vos corra bem e muita luz e paz para sua cunhada e sua bébé.
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  114. descobri na ultrasson morfologica que meu filho tem ventriculomegalia.estou desesperada,apesar do medico ter me pedido para nao me preocupar,olhando na ultra vejo que tem uma mancha no lado esquerdo apenas,ela nao entrou muito em detalhes,estou de 29 semanas,ele me disse que era pra ir acompanhando,nao sei mas o que fazer,e meu primeiro filho,sempre quis engravidar e nunca consegui e agora aos 30 anos,depois de ja ter desistido consegui realizar este sonho,nao posso perder meu bebe,estou muito triste,sera que existe alguma chance de ele ser saudavel,de nao evoluir o caso,vou repetir a ultrasson,me diga qual o melhor exame para se avaliar este caso,ja que o medico nao quis entrar em detalhes,so me disse pra nao me preocupar,eu vou em outro medico,preciso de respostas

    ResponderEliminar
  115. Querida, antes de mais obrigada pela sua partilha. Sei que falar é fácil, mas de uma mãe que já passou por tanta angústia, te digo que procures ter alguma calma e pensar que pode acontecer algo positivo. Mesmo que agora pareça que o mundo ruiu, esses valores que o teu filho tem podem mesmo reverter, ou, seja, há muitos casos em que os valores diminuem e podem mesmo voltar ao normal. O teu filho tem agora ventriculomegalia, mas pode mesmo desaparecer e voltar ao normal. Pega-te a esta ideia, acredita, fala com o teu bébé mostrando que és uma lutadora e que vais lutar por ele até ao fim. Se precisares de tirar mais dúvidas, escreve-me:maragalante@hotmail.com. Estou ao dispor.
    Muita muita coragem, acredita que é possível!!!!
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  116. obrigada pelo apoio,eu consegui marcar hj outra ultra com uma medica que dizem ser muito boa em outra cidade,estou pedindo a deus que dessa vez eu tenha noticias melhores,tenho muita fe.quero muito ter noticias melhores.obrigada.abracos

    ResponderEliminar
  117. fiz outra ultrasson e deu o seguinte resultado,(no exame de hoje nao foi visibilizado ventriculomegalia,sugiro usg de cranio ao nascimento devido avaliacao do exame morfologico ter mostrado ventriculomegalia),a medica me disse isto que nao tinha nada neste exame,mas tb nao me explicou nada sobre o prq do outro ter dado,tenho muita fe em deus e acredito que meu filho esta saudavel,sera que e possivel a doenca ter desaparecido?peco a deus e tenho fe de que isto tenha acontecido.obrigada pelo apoio.abracos

    ResponderEliminar
  118. Boa tarde. Meu nome é Larissa estou na minha segunda gestação. Com 22 semanas fui fazer minha ultra morfológica e descobri que meu bebê está com o ventrículo lateral esquerdo maior.Depois que sai do ultrassonografista eu e meu marido procuramos todos o que podíamos na internet sobre o assunto,nada muito explicado,até então nunca tinha ouvido falar em ventricugolomegalia ou hidrocefalia,mais depois que vi esse blog,vi várias mulheres que passaram ou estão passando por essa experiência muito difícil. Fui ao meu ginecologista e ele me explicou que meu bebê poderia ter ventricugolomegalia,então me encaminhou para um neurologista que irá me acompanhar até o nascimento do meu bebê,já que vem a ser uma gestação de risco.Tenho que fazer ultra todo o mês para ver se está evoluindo ou se parou o crescimento do ventrículo. Semana que vem vou fazer outra ultra para assim ir ao neurologista para ele avaliar.Tento me manter equilibrada,claro que estou com medo,a fé é o que me guia e Deus me faz suporta,acredito que ele dá só o que as pessoas vão suportar,tenho que me manter forte para meu bebê,meu marido e minha outra razão de viver Ivo Neto,meu liindo,maravilhoso filho de 1 ano e 7 meses,com quem tive uma experiência horrível a quase 3 meses de quase o perdê-lo por afogamento,mais Deus é fiel e não nós deixou sem sua alegria.Ainda questionei o médico para saber se o grande susto que levei com o primogênito poderia ocasionar a ventri,mais ele me explicou que não.Rezo muito e peço para meu bebê nascer bem e saudável. Estou investigando para saber a causa da ventri no meu bebê,pois nunca tive nem estou com toxoplasmose,nem nenhum infecção muito aguda,pois isso ainda não sei o motivo da ventri no meu bebê.Depois que li alguns depoimentos aqui fiquei com medo,será que meu bebê pode não nascer?Estou hoje com 29 semanas e minha gestação é muito calma apesar de tudo,ele se meche muito,me cutuca muito a noite,é uma delícia senti-lo.Esse blog é muito bom,ajuda as gestantes e os pais que estão passando por um momento de medo.Vou adicionar vc no hotmail para manter contato. Desde de já Obg. Beijos

    ResponderEliminar
  119. Continua querida acreditando. Deus é grande e seu bebé vai nascer muito forte, perfeitinho e saudável.
    Um abraço de mãe

    ResponderEliminar
  120. Larissa, cada caso é um caso. O fato de lermos estes casos, não quer dizer que o seu seja mau. Procura antes de mais, manter-te assim equilibrada e com muita fé que tudo vai correr bem. Não vai acontecer nada com os seus filhos. Sempre que te vier esse pensamento, tenta por tudo afastá-lo e arranjar outros pensamentos alternativos positivos.
    Ouve mais opiniões, faz todos os exames. Mais vale fazer a mais do que a menos. Vais vendo a evolução. O fato do teu bebé se mexer é muito bom prognóstico. A minha por exemplo quase não se mexia...
    Tem muita fé querida Larissa.
    Um abraço de mãe

    ResponderEliminar
  121. Mara,

    Ate hoje não sei qual é a causa da ventriculomegalia,vc pode mim esplica o por que isto acontece com o feto?

    ResponderEliminar
  122. só quem passa por uma situação dessa é q sabe o tamanho da dor vai fazer 3 anos em julho q eu passei por essa situação perdi minha filha com 8 mêses de gravida ela teve ventriculomegalia bilaterais ,rins polimicrocisticos,ela sobreviveu durante 5hs DEUS sabe o quanto lamento pela minha corvardia de ñ ter visto ela depois q faleçeu, q der força a quem está passando por esse momento mara q deus ilumine seus caminhos bjs de uma mãe q hj sofre muito pela perda de uma filha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, de fato só quem passa entende tamanha dor. Mas o tempo ajuda a acalmar a dor e ajuda-nos a encontrar de novo luz para continuar a nossa caminhada. Encontrarás a tua paz.
      Não foste cobarde pelo fato de não a veres. Fizeste o que achaste melhor naquele momento e não te culpes por isso. Fizeste o Melhor para ti! Ela estará sempre grata por todo o amor que lhe deste. Não fiques agarrada a essa dor. Tua filha não quereria isso para ti. Sei que é demasiado duro, corrói-nos por dentro, mas há uma altura que temos de os deixar partir e continuar. Nunca vamos esquecer, mas ficar presa a dor, mata-nos por dentro e não nos tornamos pessoas melhores. Como sabes, eu passei por isso. Morri, fui ao fundo do poço, mas um dia senti que tinha de fazer alguma coisa. Com ajuda, sai, hoje ajudo pessoas que passam pelo mesmo que nós e sou uma pessoa melhor, com tranquilidade e muita serenidade. A minha Rita guardo e guardarei sempre no meu coração...Deus te abençoe. Sempre que precises, manda-me mail:maragalante@hotmail.com. Eu te ajudo.

      Eliminar
  123. ola Nala , nao sei se lembra sou a Sofia , que em Novembro passado , fez amniocentese , e ressonancia magnetica ,devido ao meu bebé ter uma ventriculomegalia bilateral ligeira .
    Bem os meses passaram e eu com 33 semanas fui internada, pois o menino queria nascer antes do tempo , e fiz as vacinas de maturação dos pulmões ,e as contracções diminuiram e la vim para casa , com repouso absoluto mas na semana seguinte , fui a uma consulta e eu estava com a tensão arterial bastante alta , e fiquei de novo internada , com pré éclapsia , foi muito complicado , tive 22 dias internada num quarto isolada , pois as tenões subiam muito , bastava ter mais que uma visita , a ansiedade era muita , ia fazendo CTG ao longo do dia , e varias ecografias , para ver a oxigenação do bebé , e ia estando tudo sempre muito bem , mas os valores dos ventriculos nunca davam para ver , pois ele estava demasiado descido ,e a médica nunca conseguia ver , foi uma angustia ate ele nascer , bem e no dia 22 de fevereiro , por volta das dez a médica que me acompanhou no internamento , veio dizer me que iam provocar o parto , induziram me as 37 semanas , e o meu Martim nasceu às 20.40h , foi magnifico , de parto normal , com ajuda de ventosa , pois ele era grande 3590kg 49 cm , e la estavam os pediatras , médicos da neotalogia , para ver o meu menino , e ele nasceu perfeitinho , lindo como o pai , cara chapada , lol , e no segundo dia de vida fez ecografia trasnfontenelar , e graças a Deus o meu Martim nao tem dilatação nenhuma nos ventriculos , desapareceu tudo , foi fantastico , contudo , por volta dos dois aninhos vai fazer uma nova ecografia,mas Deus é tao maravilhoso , que meu deu esta alegria do meu filho nao ter problema nenhum , hoje com 8 semanas esta com 55 cm , 4750 kg , um comilão , . é lindo , só chora para comer , e nada mais , dorme como um anjo , e eu sou a mulher mais feliz do mundo , sinto me a melhor mãe ... vim descrever esta felecidade , pois sei que muitos casos , vao ser como o meu , no inicio um sofrimento grande e depois a recompensa cheia de alegria .

    bjs e muito obrigada pelo apoio , carinho , obrigada por tudo , pelas palavras de conforto , agora é ser feliz , com o meu maior tesouro , o meu filho e o meu marido , somos uma familia ,muito feliz Graças A Deus , so ele me ajudou a ser forte ...

    felecidades -.........:

    sofia ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Sofia, que grande notícia nos dás. E que bom partilhares connosco..Há muitas mães que passam pelo que passaste e precisam mesmo ver testemunhos positivos.
      Fico mesmo feliz por ti e pelo teu Martim. Valeu o teu esforço e todo o amor e confiança que depositaste nele. O amor move montanhas.
      Deus te abençoe e ao teu filho e que sejam sempre muito muito felizes. Da minha parte, te mando um grande grande abraço de mãe:

      Eliminar
  124. Oi nala! estou com o mesmo problema .. com 18 semanas e meu bebe esta com ventricolo de 12 e 14,5 mm, estou deseperada, mas todos falam pra ter calma. q o nenem vai ficar bem q pode diminuir e tudo mais, me apavora ver q as outras mães estão desespertadas com medidas pequenas de 11 mm por exemplo, fico feliz com sua coragem de ajudar a todos mesmo passando por uma caso tão grave q deus a abençoe. quanto a mim, num sei oq fazer oque falar, só podemos aguardar mesmo chorar bastantre e rezar pra nossa senhora a imaculada conceição colocar nossos filhos em suas mãos e resolver tudo da melhor maaneira posssivel.. um beijo a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida!!! Estou passando por uma situação parecida.Fiz a morfologica com 20 semanas e foi diagósticado a dilatação direito com 13mm e esquerdo com 11mm.Meu beb não tem nnehuma má formação e os médicos dizem que ela está perfeita,e que as medidas do cerebro tb.EStou fazendo acompanhamento de 15 em 15 dias e meu go disse que não pode aumentar e que se aumentar será necessário colocar um dreno.Andei muito angustiada e triste,não comentei com ninguém além de meu esposo.É a primeira neta da minha mãe e ela está apaixonada por essa criança que ainda está no ventre.Tenho orado muito a Deus,pedindo que minha filha seja curada e que não seja necessário fazer cirurgias.Percebo que fico triste quando faço pesquisas na net que só vejo casos sem sucesso.
      E vc? Me diga como está seu bb?

      Nala,tenho acompanhado seu blog,admiro a sua disposição em ajudar as famílias que passam por essa angústia.

      BJoss a todos e vamos ter Fé que tudo vai ficar bem!!

      Eliminar
    2. Olá!!

      Gostaria muito que me dessem notícias de como anda o acompanhamento,pois ando a passar pela mesma situação.

      Vamos ter Fé que iremos Vencer.


      Nala
      BJoss pra vcs!!

      Eliminar
    3. Peço desculpa por só agora responder. Fica aqui o meu mail, porque nele respondo sempre mais depressa (maragalante@hotmail.com).
      Querida mãe,
      Pelo que percebi não foi detetada nenhuma anomalia no cérebro do seu bébé, correto? O que ele tem é uma dilatação, não é assim? Se for apenas a dilatação, a informação dada pelo seu médico é corretissima. Um dreno ajudará a retirar o liquido em excesso e o seu bebe não terá nenhuma sequela. É importante é que fique claro de que não há mesmo nenhuma malformação.
      Na net encontramos de tudo um pouco. Por norma encontramos só o negativo e ficamos ainda mais alarmadas. Mas não te deixes influenciar, porque cada caso é um caso.
      Se precisares de mais informações, envia-me para o mail. Terei todo o gosto em te ajudar de alguma maneira.
      Um grande abraço de coragem e fé.
      Nala

      Eliminar
    4. MILAGREEEE !queridasss... meu nome é sophia..a anonima q escreveu acima sobre a ventriculomegalia de 14,5 cm, com 18 semanas.
      queria explicar tudo melhor! com 16 semans perdi muita agua e fui enternada, fiquei no hospital por uma semana, e todos achavam q perderia o nenem! depois uma louca de uma meedica me disse q meu bebe não tinha rim q não iria viver q tinha engolido toda a agua, pois meu utero estava seco!.. chorei muito, e minhaa familia marcou o melhor medico q conheciam daa região e descobri o pior ( melhor) - diagnostico errado - o rim era perfeito tinha agua, e estava tudo otimo!
      ele era oliogamico sim por q a bolça realmete tinha rompido, esta apertado, mas foi comprovado a existencia de rim e td!
      mais tarde apareceu a ventriculomegalia.. aff uma aventura atras da outra!
      desesperada.. pois cada hora apareceia um diagnostico pior! bom memninas .. li aqui q a ventriculomegalia de 14,5 e moderada quase grave! quase uma hidrocefalia!
      aquela semana rezei a deus e pedi , e juro pra vc. eu acreditei q tudo ficaria bem , ou melhor q já estava bem e ia acontecer um milagre.. não duvidei disso.. entedi q se meu filho tivese alguma doença mental, eu o amaria do mesmo jeitoo, q por pior q fosse era o meu pricipizinho! e pedi a deus q ele se cura-se para o bem do meu bebe! não para o meu bem!eu entedi isso.. e fiquei tranquila.. amando cada dia mais esse serzinho!
      bom MILAGREEEE ... fui no ultimo ultrassom e ele estava perfeito, prognostico de melhoraa incrivel quase inacreditavel para os medicos! ele eestava apertadinho com menos agua.. mas estava td bem.. conto isso tudo chorando, e dizendo a vcs todas DEUS EXISTE SIM e preciso enteder isso e aceitar com o coração oque ele mandar pra nos, não o perfeito , mas oque ele quiser a vontade e dele, e que seja ruim tenho certeza q ele dara forças para superarmos tudo isso, pq o milagre de deus esta ai .. nessa força desconhecida q aparece nagente do nada! .. bom meninas torço para todos e continuem rezando .. sempre um beijoooo enoreme e emocionado sophia!

      Eliminar
    5. Deus te abençoe e muito muito obrigada por esta partilha tão positiva, tão cheia de vida. Só nos ajuda a reforçar a ideia de que quando Acreditamos, TUDO É POSSÍVEL!

      Eliminar
  125. Querida mãe,
    O seu desespero é enorme e a angústia maior ainda, mas antes de mais precisas acreditar que esses valores vão mesmo diminuir. Se não acreditares nisso, de nada vale a tua luta. Precisas, com muita força, garra e luta acreditar que tudo de positivo pode acontecer. Eu e outras mães que não acreditamos, desistimos e o final foi o resultado da nossa descrença. Outras que acreditaram, lutaram por essa crença positiva, tiveram um final feliz, com mudanças em que elas realmente acreditaram. Reza e confia. Os valores que o teu bébé tem realmente podem diminuir. Não é "treta", é uma realidade, que acontece muito mesmo. Por favor, não desanimes. Luta a par com o teu bébé. Ele está a contar com essa tua luta. Não desistas como eu fiz. Não desesperes como eu. Por isso dou este incentivo a todas as mães, a fazerem o oposto do que eu fiz.
    Muita fé, muita coragem e serás ouvida. Precisas mesmo é de acreditar que é possível.
    Um grande abraço de mãe

    ResponderEliminar
  126. Ola querida Nala,ja contei minha historia aqui sobre a perca da minha primeira filha com ventriculomegalia em março de 2011 e ontem dia 12/06/2012 dia dos namorados descobrir que estou gravida e estou super feliz,pois creio que agora sera diferente,nao terminei os exames pois são muito demorado e creio que Deus vai mim abençoar e mim dará um filho com muita saude e perfeito.Eu tenho fé que tudo dara certo.estarei outros dias aqui pra lhe contar mais sobre esta minha nova caminha....
    Mamães tenha fé em Deus,por que nao cai uma folha da arvore se Deus não permitir.....
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Angelica, fico de coração feliz por ti e tenho a certeza que vai correr mesmo tudo bem. Confia, acredita e sente esta dádiva de uma forma muito tranquila, que Deus vai-te ajudar. Ficamos ansiosas à espera de novidades boas, porque desta vez Angelica VAI TUDO CORRER BEM MINHA QUERIDA!
      Deus te abençoe!!!!!

      Eliminar
  127. Oi meu nome é Alessandra, e estou com 25 semanas, descobri que o meu bebê tem Hidrocefalia severa com 33mm, o meu médico só me deu 5% de chance do bebê sobreviver.Estou arrasada é á minha 2 gestação, só choro, procurando entender porquê comigo??

    ResponderEliminar
  128. Querida Alessandra, há situações na nossa vida que acontecem sem sabermos porquê e que nos deixa sem vida por dentro. É como se o mundo nos caisse aos pés e nada pudessemos fazer. Conheço muito bem a tua dor. Tb eu há quase 4 anos atrás vivi uma situação semelhante e fiquei destruída por dentro. Vivi muita mágoa, muita raiva, muita tristeza, andei perdida no meu sofrimento e a sentir que tinha adormecido por dentro. O tempo e um grande processo que fiz interiormente, fez-me perceber que há situações que temos mesmo de viver, não há como fugir delas.
    Há milagres que podem acontecer Alessandra. Não desistas já, nem sintas que falhaste, porque nada aconteceu por tua culpa. Simplesmente teve de acontecer e um dia encontrarás as respostas. Ouve o teu coração e luta pelo teu bébé. Eles são verdadeiros anjos e guerreiros, que às vezes nos surpreendem e aos médicos.
    Muita muita força e estou aqui se precisares (maragalante@hotmail.com)
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  129. Olá, meu nome é Jéssica depois de procurar tanto na internet achei o seu blog, li todos os comentários e irei compartilhar a minha história. Dia 09/07 fizemos a tão esperada morfológica estou com 23 semanas e tudo está perfeito até que um ventrículo lateral está do tamanho 10mm (limite máximo). A médica disse para não me preocupar e que ele pode diminuir para que devíamos acompanhar, na hora eu não sabia o que era, mas procurando na internet fiquei assustada e não paro de chorar. Estou pedindo forças a Deus neste meu momento de angustia. Mas mesmo assim quis compartilhar e para mostrar a outras mães que possa acompanhar a minha história que no final terá a notícia que meu Yan Lucca nasceu perfeito.

    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  130. Olá,há 10 anos tive uma filha que nasceu com hidranencefalia,ela foi um anjo que passou por minha, que por 12 meses viveu ao meu lado coisas que medico nenhum consegue explicar,mas eu pensso que foi o amor,dedicação, força, coragem e principalmente fé em deus,quando ela nasceu eu tinha apenas 18 anos todos penssavam que eu não daria conta de cuidar da minha filha mais foi aí que me tornei uma pessoa forte, e bem melhor que eu era.Más ela faleceu e foi justamente no dia das mães,ela esperou acabar o dia e partiu,tive um unico dia das mães oa lado da minha filha que estava quase partindo,mas ficou comigo naquele dia que jamais vou esquecer.Enfim quando ela si foi eu fiquei tão desesperada e me sentia tão só que resolvi ter outro filho,mas não foi possivel tive um aborto espontaneo no primeiro trimestre,foi mais um golpe do destino,dai resolvi dar um tempo, mas sempre com aquele vazio,hoje se passou 10 anos e estou gravida de 17 semanas,fiz uma ultra para medir a TN que para aumentar minha dor e preocupação deu aumentada o normal seria2,5 e a minha deu 3,3. Agora fiz amniocentese,que ainda não tenho resultado,mas confesso que estou desperada devido a minha historia não sei se tenho algum problema genetico e nunca poderei gerar um filho saudavel.

    ResponderEliminar
  131. Minha querida, sua história é realmente muito poderosa. Já passou por muitas provações e esta é mais uma.
    Se ainda estiver muito concentrada no seu passado, esta gravidez vai trazer-lhe todos os seus receios. O meu conselho é que antes de tudo, procure tranquilizar o seu coração em relação ao que viveu. Viveu! É passado! Sua filha será sempre sempre seu anjo da guarda, mas ela precisa estar em paz tal como a sua mãmã. Para viver esta gravidez de forma serena, precisa trabalhar sua parte pessoal e de seguida/ao mesmo tempo, procure aconselhamento genético, vá ouvir outras opiniões medicas para perceber o que se passa realmente.
    Se acreditar mesmo que tudo vai correr bem, asseguro-lhe de que correrá. Se se concentrar no pior, não é bom para si nem para o seu bébé. Muita coragem, muita paz.
    Abraço de mãe

    ResponderEliminar
  132. Olá, me chamo Andréia,estou de 24 semanas e peguei meu exame morfológico ontem, deu "Sistema Ventricular direito =10,8mm e esquerdo=10,8mm, o médico que fez o laudo sugeriu controle, já fiz várias pesquisas sobre o assunto e fiquei muito assustada, mas fiquei mais tranquila quando encontrei seu blog, você realmente é uma mulher muito forte, passou por tudo isso e ainda consegue ajudar outras mães, que Deus te ilumine e te abençõe sempre. Sobre o meu caso todas outras medidas estão normais, mas já chorei muito por essa alteração, tenho pedido muita força para Deus, tento me manter calma para não passar isso para meu bebê, mas tem hora que começo a chorar e não consigo controlar, meu marido nem ligou, acha que é besteira, não tem motivo para preocupar-se, mas não consigo,que Deus ajudem todas as mamães e que tenham seus bebês saudáveis, bjs a todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia, peço desculpa por só responder agora. Pode enviar-me mail para: maragalante@hotmail.com? Falaremos melhor sobre a sua situação. Espero que esteja a conseguir gerir toda a sua vivência.
      Abraço de mãe

      Eliminar
    2. MYLE ola pessoal tambem estou passando pela mesma situação de vocês,quendo descobri que meu filho estava com hidrocefalia fiquei desisperada, chorava fiquei sem apetite nenhum comecei a imaginar tanta besteira, comecei a ler na internet meu esposo também me dando forças mas eu orava e oro pois creio no milagre, todo mes estou sendo avaliada pelo medico, faço utrasson todo mês para ver como esta o bebe e para minha surpresa e para glória de Deus o medico falou que a água do ventriculo diminuio e que a cabecinha dele não aumentou fiquei aliviada.Estou para te- lo em meus braços acredito que final desse mês continuo em oração pois eu creio que o impossivel deus irá fazer.Meu msn: jamile_csantos@hotmail.com. bjo a todas as mães e creia que Deus tudo pode.

      Eliminar
  133. Ola, boa noite.

    Sou a Kate e fiz 8 meses de gravidez ontem ( é meu segundo filho). Tudo perfeito na gravidez até ir a meu médico levando o último USG, onde consta que meu anjo Enzo está com ventriculomegalia de 16mm. Meu médico disse que me encaminharia para equipe de Obstetrícia de Alto Risco e me passou diversos exames. Não me passou nenhuma informação além da que o ventriculo posterior esquerdo está dilatado em 16mm. Eu marinheira de primeira viagem, pois meu primeiro filho não teve nenhum tipo de complicação, fiquei meio que em choque, pois não sabia o que poderia significar e nem tive reação para questionar nada, pois estava sozinha e o bebe estava perfeito até agora e muito ativo no útero. Vim fazer umas pesquisas e estou chocada pois pela porcentagem o caso do meu bebe é SEVERO!
    Quero somente que alguém me passe uma informação correta e verdadeira, sem meias verdades e sem deixar de passar informações como vi que muitos médicos fazem, não passam nada só falam para aguardarmos os exames e que teremos que ver quando nascer. Isso foi ontem ( 11/05/2013) e amanhã irei agendar todos os exames o quanto antes para voltar no médico no dia 24/05/2013, sendo que no dia 26/05/2013 farei 33 anos, e GOSTARIA MUITO de um presente MILAGROSO!!
    Tenho muita fé e desejo de todo coração que não seja isso, pois com 5 meses tinha aparecido uma leve arritmia que sumiu em questão de 1 semana, como se não tivesse ocorrido. Mas também sou realista, e peço do fundo da alma que ME ESCLAREÇA o que é possível fazer e se é possível, e o que pode ocorrer de pior, pois pelo que vi, a situação do meu bebe se for o que constar nesse USG não é nada boa.
    Me perdoe pelo texto enorme e agradeço o que puder informar.

    ResponderEliminar
  134. Querida Katiane, muitos parabéns pela sua gravidez, pelo milagre de ter dentro de si uma vida a crescer que depressa estará cá fora para a encher de alegria.
    Antes de tudo o que lhe possa dizer, confie na sua intuição de mãe (que já a tem), acredite em si, confie na sua fé, porque a verdade é que tudo pode mudar.
    É verdade que os médicos dizem-nos muito pouco e nós ficamos sem saber o que fazer, o que pensar, o que sentir.
    Receber uma notícia assim, tal como a recebeu é de ficar mesmo sem saber o que pensar e como agir. Acredito que a intenção dos médicos é boa e que apenas nos querem proteger. No entanto, também acho que temos todo o direito de saber tudo sobre nós e os nossos filhos.
    A ventriculomegalia pode não evoluir e pode até tudo voltar ao normal. Sendo apenas um ventriculo não me parece grave e como lhe disse pode regredir e tem toda a probabilidade disso acontecer. Muitas das coisas que encontramos na net são as mais graves, por isso minha querida, concentre-se em si e no seu bebé e confie no melhor. Estou certa de que tudo vai correr bem. Se tiver mais dúvidas, envie-me um mail para: maragalante@hotmail.com.
    Um beijinho e abraço de mãe

    ResponderEliminar
  135. Boa Noite,

    Também estamos passando por esse momento de aflição e angústia. Só por Deus. Nossa pequena Luísa vai completar 04 meses no inicio de Julho. Na gestação, foram feitos diversos exames (os habituais) e jamais mencionaram qualquer anomalia. Porém a pediatra percebeu com 2 a 3 meses algo na cabecinha dela e encaminhou pra um Neuro. O Neuro mediu a Circunferencia e disse que estava no limite superior, que era bom investigar pra ver se tinha algo. Um ultrasom da cabeça acusou ventriculomegalia bilateral, 4mm direito e 7mm no esquerdo. O Neuro encaminhou para um neurocirugiao infantil, para que tenhamos maiores informações/exames. Não teve nada na gestação de doenças, deu negativo pra toxoplasmose e outras, não entendemos a causa e estamos desesperados. Gostaria de saber o que me atentar/perguntar pros medicos, o que pedir caso não o façam essas coisas.

    Ela é agitada e dorme bem mas as vezes acorda rapido no berço, nao sei se tem a ver.....
    Só choro e não consigo me concentrar em nada, tento disfarçar pra mãe não ficar pior mas está difícil....

    Mto obrigado, Deus Abençoe.

    ResponderEliminar
  136. ola meu caso e o seguinte teno 16 anos e estou com 15 semanas sentindo muitas dores a medica me mandou para uma utra o medico disse que meu bebe tem ventriculomegalia sinceramente estou desesperada pois nao sei oque pode aconteçer com ele e tenho medo de perder meu filho.

    ResponderEliminar
  137. Minha querida, antes de mais procure descansar muito e tranquilizar ao maximo o seu coração. Enquanto não tiver mais informações sobre o seu bebé, tente ao maximo não ter agitações. Quanto mais andar nervosa pior para o seu bebé. Tem mesmo de descansar. Fique na cama até novas orientações do medico. Está de pouco tempo.
    O facto de estar com dores, pode ser o seu corpo a rejeitar o bebé, mas espere para ver o que os medicos dizem. POde enviar-me email para: maragalante@hotmail.com.
    Um grande abraço e muita força

    ResponderEliminar