domingo, 23 de novembro de 2008

Definição de Microcefalia...

A microcefalia pode ser definida como sendo a situação em que o cérebro permanece anormalmente pequeno, sendo fácil reconhecer: o crânio é extremamente pequeno e raramente tem mais que quarenta e cinco centímetros de circunferência quando a criança estiver com um ano e três meses de idade; as fontanelas fecham-se prematuramente, não permitindo que o cérebro alcance proporções normais no seu tamanho.

Microcefalia é o crânio de tamanho menor que o normal, caracterizado pela desproporção entre a face e a caixa craniana, sendo a sua configuração peculiar.

A microcefalia é caracterizada quando o diâmetro cefálico está abaixo da média.
As causas da microcefalia podem ser: genética, toxicidade, problemas circulatórios, etc., que ocorrem durante a gestação ou mesmo precocemente na vida pós-natal. Em geral está associada a outras anomalias cerebrais.
Pode estar associada à Epilepsia, bem como pode exibir ou não quadros de distúrbios motores. O desenvolvimento da linguagem pode ser demorado e outras deficiências podem estar associadas em função das outras lesões cerebrais concomitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário