domingo, 6 de fevereiro de 2011

Formas de lidar com o luto...

Numa sociedade em permanente evolução, não só em termos económico-sociais, mas também em termos biológicos, culturais e educacionais, torna-se imprescindível, fazer reflexões mais aprofundadas sobres questões emocionais, vivenciadas por toda a parte do mundo.

A incapacidade das pessoas para lidarem com determinados acontecimentos e gerirem as emoções criadas pelos mesmos, fazem com que se evite falar sobre eles.

As crianças, precisam de compreender o mundo onde vivem e para isso devemos falar, abertamente sobre determinados assuntos. Esconder as vivências menos boas e protegê-los de emoções menos positivas, fará com que a criança sinta frustração e confusão, ao deparar-se pela primeira vez sobre um assunto nunca abordado.

Neste sentido, os livros escritos, mais do que um livro infantil, traz uma mensagem às crianças, aos pais e cuidadores, professores, educadores e toda a sociedade em geral.

Temas como a separação e a perda, são abordados de uma forma metafórica no livro “Flor de Água”. A Vida de Ruby, fala da importância da união familiar em detrimento do dinheiro e o Bolinha de Pêlo, fala do abandono, adopção e famílias de acolhimento.

Com a promessa de outros livros, contendo sempre uma mensagem do mundo real ligado ao romanesco…deixo-vos aqui um pequeno trecho de cada um dos livros.

Dentro de toda aquela alegria vivida por todos os que vieram assistir ao Grande Momento, havia alguma preocupação, por parte da mamã Vida. É que uma das suas princesas não conseguia desabrochar.

O papá Ternuras partilhava da mesma preocupação. Não percebia porque a sua florzinha mais nova não se deixava mostrar.

- O meu maior desejo era ter-vos sempre junto a mim, a todos. Mas na verdade, às vezes, isso não é possível e nós temos que nos separar das pessoas, das coisas que mais amamos e quando nos separamos, isso faz aqui um dói-dói – explicou a mamã Vida.

Flor de Água

“- Mas Graça não vês que precisamos de dinheiro e eles dão-nos muito dinheiro. Podemos ganhar muito com isto e depois cachorros estão sempre a nascer. Terás sempre a Suzy. Essa não vendo.

- Porquê? Porque é a tua fonte de rendimento? Que espécie de homem és tu? Não eras assim quando nos casámos, mudaste muito…”

“- André, nem vale a pena dizeres seja o que for. Não vou deixar que os separes outra vez. Nunca mais isso vai acontecer, ouviste bem? Ou ficamos todos juntos, ou eu vou-me embora com eles. – replicou Graça determinada.

André olhava para Graça e para os cachorros, sem conseguir proferir uma única palavra.

- Ouviste o que te acabei de dizer André?

A família olhava André à espera de uma resposta, de uma reacção.

A vida de Ruby

“Na aldeia dos segredos, vivia uma família de koalas com muitos filhotes numa casa muito pequenina.

Não conseguindo sustentar toda a sua família, a mãe koala, viu-se obrigada a deixar o seu pequenino…

Bolinha de Pêlo era muito pequeno, quando foi deixado na Casa Mãe Terra, pelos seus pais.”

“Na floresta, já se sentia o cheirinho a algodão. Tudo estava tão branquinho.

As árvores, deixavam escapar algumas gotas de água que se foram derretendo, ao longo do dia.

Já era noite, quando o senhor Urso Maior, veio ao jardim regar as suas plantas, quando encontrou um cestinho feito de folhas de eucalipto.”

Bolinha de Pêlo

Sem comentários:

Enviar um comentário